Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 18, 2024
InícioFENAJSem categoriaSindicato recebe mostra de Cinema e Direitos Humanos e lançamento de documentário...

Sindicato recebe mostra de Cinema e Direitos Humanos e lançamento de documentário "Defensorxs"

O Coletivo Intervozes, contemplado através do projeto Democratizando, traz a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos a alguns pontos do Rio de Janeiro. A exibição dos filmes deve acontecer a partir do final deste mês. As exibições vão ser realizadas no auditório do Sindicato (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro).
A Mostra selecionou seis filmes, entre curtas e longas metragens, que buscam suscitar o debate sobre os direitos humanos em âmbito nacional e outros assuntos relacionados. As sessões são abertas ao público.
Serão cinco sessões (confira abaixo), o que inclui o lançamento do filme ‘Defensorxs’, documentário sobre defensores e defensoras de direitos humanos no Brasil produzido por várias organizações – como Intervozes e Justiça Global – com financiamento do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
PROGRAMAÇÃO RESUMIDA
​31/03, 19h – mostra DH, no sindicato
01/04, 19h – mostra DH, no sindicato
07/04, 16h – mostra DH, no sindicato
08/04, 19h – Lançamento Defensorxs, no sindicato
14/04, 19h – mostra DH, no sindicato
(( Sobre a Mostra Cinema e Direitos Humanos ))
A Mostra Cinema e Direitos Humanos, realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, celebra a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Em sua 9ª edição, a Mostra percorre por todo o território nacional através do projeto Democratizando, no qual um kit com alguns dos filmes da Mostra foram enviados para os pontos de exibição que se inscreveram.
Para mais informações, acesse o site http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br/2014/Imagem inline 1.
(( Sobre o documentário “Defensorxs” ))
Longa metragem apresenta a luta em defesa dos direitos humanos no Brasil
Durante todo o ano de 2014, a Campanha Somos Todxs Defensorxs ouviu e repercutiu as vozes e histórias de defensores e defensoras de direitos humanos que lutam para garantir os direitos das crianças, a posse do território por indígenas, a livre orientação sexual e de identidade de gênero, o direito à moradia e o acesso à justiça. São homens e mulheres que encarnam em suas trajetórias os desejos de comunidades e grupos inteiros e que por isso são alvo de ameaças e tentativas violentas de silenciamento. A campanha é uma inciativa do Intervozes, da Justiça Global, da Plataforma Dhesca e do Movimento Nacional de Direitos Humanos (NNDH) e tem o apoio do Fundo Brasil.
Com o objetivo de dar visibilidade às lutas e histórias dos/as que defendem tais direitos no Brasil, a campanha lançou mão de vídeos curta metragens com depoimentos de defensores/as. Agora traz a público o longa DEFENSORXS que será lançado de forma colaborativa em diversos estados brasileiros. Dos mesmos realizadores de Com Vandalismo, o filme percorre as 5 regiões do país dando voz à comunidades, movimentos e grupos sociais que dia a dia atuam na promoção de direitos.
(( Programação da Mostra Sul-americana de Cinema e Direitos Humanos e do lançamento do documentário “Defensorxs” ))
​31/03, 19h – mostra DH, no sindicato
:: “Que bom te ver viva” / 95min / 14 anos
Sinopse: A obra, que aborda a temática da ditadura no Brasil, mostra a história de nove mulheres, todas ex-presas políticas e torturadas, como sujeitos históricos e políticos, fundamental na luta pelos seus direitos.
01/04, 19h – mostra DH, no sindicato
:: “Cabra Marcado pra morrer” / 119 min / 12 anos
Sinopse: O filme-documentário começou a ser filmado em 1964, durante a ditadura militar. Devido às represálias, só pode ser concluído 20 anos depois. Além de um retrato da repressão e das questões agrárias, o longa é também uma reflexão sobre o fazer cinema.
07/04, 16h – mostra DH, no sindicato
:: “Rio Cigano” / 80 min / 14 anos e “Pelas Janelas” / 35 min / livre
Sinopses: Rio Cigano – O filme é resultado de uma pesquisa de campo de dez anos, sobre famílias de ciganos espalhadas pelo Brasil, com foco em como a cultura cigana se vê representada. Pelas Janelas – O documentário trata da relação cinema e educação a partir da experiência de quatro estudantes de cinema no acompanhamento das atividades do projeto Inventar com a Diferença – Cinema e Direitos Humanos.
08/04, 19h – Lançamento Defensorxs, no sindicato
Defensorxs – Nas cinco regiões do Brasil, homens e mulheres defendem a justiça social: a garantia dos direitos fundamentais para todos os humanos. Em capítulos, DEFENSORXS ativa a indignação dos lutadores sociais, mas também a potência que faz avançar as reivindicações dos mais oprimidos.
14/04, 19h – mostra DH, no sindicato
:: “A vizinhança do Tigre” / 95min / 12 anos e “Sophia” / 15min / livre
Sinopses: A Vizinhança do Tigre – A obra acompanha a vida de jovens moradores do Bairro Nacional, em Contagem (MG), e suas relações com o bairro, o trabalho e a violência. Sophia – O filme aborda o relacionamento de uma mãe que tem uma filha deficiente auditiva, e que busca entender o mundo sem sons de sua filha.
(( Mais informações ))
Defensorxs
Gênero: documentário
Duração: 86 min
Realização: Nigéria: Bruno Xavier, Roger Pires, Pedro Rocha, Yargo Gurjão, Valentino Kamentt, Silvio Gurjão, Frida Popp
Produção executiva: Iara Moura e Anderson Moreira
Identidade visual: Daniel Chastinet
Material gráfico: Regys Lima
Classificação indicativa: livre
> Assista ao trailer oficial: http://youtu.be/109QA3xkFJU
> Página do Facebook: https://www.youtube.com/user/SomosTodxsDefensorxs

Mais notícias