Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasSindicato repudia a extinção da Secretaria de Estado de Assistência Social e...

Sindicato repudia a extinção da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio

Leia a íntegra da carta enviada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos em repúdio à proposta de extinção da pasta.
 
SINDICATO DOS JORNALISTAS DO MUNICÍPIO RJ REPUDIA EXTINÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
Nós, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, vimos por meio desta tornar público nosso profundo repúdio à proposta de extinção da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH).
O Governo do Estado do Rio de Janeiro tem falhado ao longo das últimas décadas por se omitir no fortalecimento de uma política eficaz para a assistência social e de direitos humanos nos 92 municípios. É inaceitável que neste cenário de omissões, somado hoje à uma profunda crise que o estado vivencia, seja eliminada uma secretaria, cujo orçamento não representa nenhum impacto significativo para a redução de custos.
Além disso, a SEASDH representa um braço importante para o atendimento à população mais vulnerável e para as ações de combate à discriminação, ao preconceito e ao estigma contra a população negra, LGBT, contra a intolerância religiosa e outras formas de opressão. O desmantelamento desta secretaria afetaria programas importantes, tais como o atendimento à violência contra a mulher e a luta contra o trabalho escravo.
Nós, jornalistas, entendemos que o respeito aos direitos humanos é a base para concretizarmos o estado democrático. Por isso, nos juntamos às vozes em defesa da SEASDH nesta petição pública.
Condenamos veementemente qualquer tentativa de retrocesso. Nenhum direito a menos!
Rio de Janeiro, 20 de outubro de 2016
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro

Mais notícias