Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasSindicato repudia violência de taxistas contra repórter da Globonews e cobra responsabilidade

Sindicato repudia violência de taxistas contra repórter da Globonews e cobra responsabilidade

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro manifesta total repúdio à violência praticada por taxistas contra a jornalista Cecilia Flesch, repórter pela Globonews, durante ato da categoria, no Centro da cidade, nesta manhã de sexta-feira (24/7). Não há justificativa para tamanha barbárie, que se configura em atentado à integridade física da repórter e ainda em grave violação dos direitos humanos, em especial, do direito ao trabalho, da liberdade de expressão e de imprensa.
Com base em recomendação do Ministério Público do Trabalho, o Sindicato oferece a sua assistência jurídica e recomenda à jornalista o registro do caso em delegacia, para que possamos cobrar a devida investigação, a identificação e a responsabilização dos autores. Cecilia foi vítima de chutes e empurrões de motoristas, que gritavam a palavra de ordem “Fora, Globo”, quando trabalhava na cobertura da manifestação dos taxistas. Jornalistas são trabalhadores e merecem respeito. Não é justo que se tornem alvo, de forma alguma, de eventual revolta contra os veículos de comunicação nos quais trabalham.

Desde 2013 foram registrados 120 casos de violência contra jornalistas

Dos mais de 120 casos de violência contra jornalistas registrados desde junho de 2013, cerca de 70% foram praticados por policiais militares e os demais 30% por participantes das manifestações. Consideramos uma contradição injustificável que, a pretexto da luta por direitos, haja a violação dos direitos de um cidadão. O Sindicato dos Jornalistas tem a certeza de que a violência praticada por alguns poucos taxistas não representa a categoria como um todo.

Mais notícias