Torrent Downlaods

Sindicato se reúne com demitidos de ‘O Dia’

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro se reúne nesta segunda-feira com os seis profissionais demitidos do jornal ‘O Dia’ para discutir as condições propostas pela empresa para a dispensa.

O método utilizado pela empresa consiste em uma homologação feita com ressalvas no Sindicato que permite a liberação do saldo de FGTS e a requisição de seguro-desemprego ao jornalista demitido. Depois, o trabalhador entra com ação na Justiça reivindicando o pagamento das verbas rescisórias (férias e 13º salário proporcionais, reajustes previstos em Convenção Coletiva, entre outros) e é chamado pelo jornal ‘O Dia’ para um acordo que prevê o parcelamento da dívida trabalhista.

Em reunião na tarde desta terça-feira, a diretoria do SJPMRJ cobrou do presidente de ‘O Dia’, jornalista Marcos Salles, que envie cópia de todos os acordos do tipo que foram feitos com jornalistas demitidos da empresa nos últimos anos. Assim, o Sindicato poderá saber se a empresa está honrando os compromissos.

A diretoria do Sindicato também cobrou do presidente de ‘O Dia’ o cumprimento imediato da Convenção Coletiva 2015-2016 de Jornais e Revistas e o pagamento de atrasados, como o 13º salário de 2016. Alegando grave crise financeira e problemas de caixa, Salles – que assumiu o comando da empresa há cerca de um ano – não garantiu quando poderá honrar tais compromissos.

Ele afirmou que, hoje, os salários dos 73 jornalistas da empresa estão em dia, mas o pagamento de horas extras foi suspenso, os depósitos de FGTS seguem em atraso e somente o INSS dos trabalhadores tem sido recolhido à Previdência Social. O plano de saúde dos funcionários foi cortado.

Na reunião também foi abordada a situação da repórter fotográfica Ana Claudia Fernandes, a Cacau, que foi uma das vítimas do acidente com o carro alegórico da Paraíso da Tuiuti. A jornalista estava na Sapucaí a serviço de ‘O Dia’. O presidente da empresa disse que está cuidando pessoalmente do caso e que está prestando assistência à profissional – inclusive financeira.

Além dos diretores do SJPMRJ Márcio Leal e Carmen Pereira e do presidente de ‘O Dia’, participaram da reunião Simone Nascimento, coordenadora de Recursos Humanos da empresa, e Fernando Giménez, presidente do Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas do Rio de Janeiro, que mediou o encontro.