Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaque 2Sindicato vence ação trabalhista contra o Jornal do Brasil

Sindicato vence ação trabalhista contra o Jornal do Brasil

Após dez anos de embate jurídico com o Jornal do Brasil, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio venceu ação trabalhista contra a empresa de Nelson Tanure. O processo, na 47ª Vara do Trabalho, buscava os depósitos de FGTS não efetuados a jornalistas que fizeram parte da redação do JB antes de 2002.
Em abril do ano passado, estes profissionais foram convocados a deixar seus extratos analíticos das contas do FGTS no Departamento Jurídico do Sindicato. Aqueles que procederam conforme a exigência da Justiça sobre o processo receberão o Fundo devido com juros e correção, após cálculo a ser feito por contador judicial.
A ação coletiva, decidida pela juíza Rosangela Kraus de Oliveira, remete ao tempo em que o Jornal do Brasil deixava definitivamente de fazer frente às obrigações trabalhistas para com seus funcionários, mas continuava existindo como veículo impresso. Era época do agravamento de sua crise financeira.
O JB parou de circular em papel – ainda segue em sua versão online – em setembro de 2010,deixando jornalistas e vários outros funcionários sem qualquer informação sobre o futuro da empresa. Em dezembro do ano passado, executivos ligados ao JB levantaram a possibilidade de que o jornal retornasse em sua forma impressa.
O Sindicato dos Jornalistas está com ação coletiva semelhante contra a Tribuna da Imprensa, que também deixou de pagar FGTS a jornalistas. O caso aguarda decisão judicial.

Mais notícias