Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, abril 24, 2024
InícioNotíciasSJPMRJ convoca os jornalistas do Rio para manifestação no dia 30 contra...

SJPMRJ convoca os jornalistas do Rio para manifestação no dia 30 contra as "reformas"

Dia 30 ​de junho, próxima ​sexta-feira, os brasileiros vão parar o país. No Rio, também os ​jornalistas ​estão se organizando a ganhar as ruas para protestar contra as autoritárias reformas que vêm sendo encampadas pelo governo do PMDB e que reduzem os direitos dos trabalhadores​.
A partir de meio-dia, ​a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) estará recebendo a categoria. A concentração será ao lado do Theatro Municipal, na Rua 13 de Maio, e será realizado um ato público, mais distribuição de panfleto informando a população sobre a importância do engajamento como forma de barrar as reformas Trabalhista e da Previdência.
Vamos dialogar com os trabalhadores e transeuntes para mostrar como esses projetos ​do governo ​mudam para pior a vida ​de todos os brasileiros​, e convocar ​a população para a grande manifestação a partir das 17h, na Candelária.
No início desta semana, o governo Temer sofreu dura derrota ao ver rejeitada a reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. As paralisações e a nossa presença na rua são cruciais para pressionar os senadores e enterrar de vez essa tentativa de desmonte das Leis Trabalhistas. A “reforma” trabalhista do governo Temer fragiliza o trabalhador ao relativizar a força de patrões e empregados: uma vez aprovada, você terá que negociar seu salário com o patrão! A “reforma” ainda permitirá que as negociações diretas tenham mais poder do que a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) ​nos direitos fundamentais e consolidados, como férias, 13º salário e o pagamento integral do FGTS, em caso de demissão.
Na Previdência, o governo quer aumentar a idade mínima e o tempo de contribuição para a aposentadoria – penalizando trabalhadores que passaram a vida toda a contribuir para o INSS e teriam um benefício menor. Essa “reforma” também endurece os critérios para obtenção de auxílio-doença e outros ​direitos, como o tempo das licenças maternidade/paternidade, restringindo o acesso universal que a Constituição determina para a Previdência Social.
Portanto, é fundamental a sua presença nas ruas no dia 30. Participe!
 
Ato público dos jornalistas do Rio
30/06
12h
Cinelândia – Ao lado do Theatro Municipal, na Rua 13 de Maio
 
Manifestação Contra as Reformas
30/06
17h
Concentração: Candelária

Mais notícias