Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, abril 17, 2024
InícioNotíciasSJPMRJ reivindica mudanças na proposta salarial de jornais e revistas

SJPMRJ reivindica mudanças na proposta salarial de jornais e revistas

A diretoria do SJPMRJ e os representantes das empresas de jornais e revistas do Rio se reúnem no próximo dia 20 para continuar a negociação da proposta de Convenção Coletiva de Trabalho deste ano dos jornalistas do segmento. Em carta encaminhada aos patrões, o Sindicato reivindica melhorias nas cláusulas de reajuste salarial, piso, auxílio-alimentação e auxílio-creche.
A proposta encaminhada pelo patronato foi rejeitada por 80% dos jornalistas em assembleia no último dia 30. Ela previa reajuste escalonado por faixa salarial – o que não cobriria toda a inflação do período, medida pelo INPC – e congelamento do vale alimentação. Somente os salários de até R$ 8.000 teriam o reajuste cheio, de 5,44%. Na carta enviada aos patrões, o Sindicato pede reajuste salarial sem escalonamento e 7,14% no auxílio-alimentação.
Os jornalistas também rejeitaram os percentuais de reajuste do piso salarial, de 5,66%, e de auxílio-creche, de 5,44%, oferecidos pelas empresas. Para a próxima rodada de negociação, o Sindicato vai lutar por reajustes de 6,7% no piso e no auxílio-creche. Há ainda reivindicação pelo pagamento de um abono correspondente a 40% do salário do jornalista.
A Campanha Salarial 2017 dos jornalistas de jornais e revistas foi iniciada em novembro do ano passado, mas a demora do patronato em apresentar uma proposta e a qualidade do que foi ofertado aos jornalistas prejudicaram o andamento das negociações para o acordo.
Após a rodada de negociação do dia 20, o SJPMRJ marcará a data da nova assembleia com os trabalhadores.
O que reivindicamos aos patrões:
– Reajuste salarial sem aplicação de índice diferenciado
– Reajuste de 6,7% sobre o piso salarial e o auxílio-creche
– Reajuste de 7,4% no auxílio-alimentação
– Pagamento de abono equivalente a 40% do salário corrigido do jornalista

Mais notícias