Sindicato dos Jornalistas

sábado, abril 20, 2024
InícioDestaque 2Tim Lopes: prêmio Direitos Humanos do governo federal

Tim Lopes: prêmio Direitos Humanos do governo federal

O saudoso jornalista Tim Lopes foi um dos homenageados da 18ª edição do Prêmio Direitos Humanos, na categoria Mídia, da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal. Seu nome foi escolhido, entre outras personalidades, pela “atuação marcada pela consciência humanitária que, inevitavelmente, contribuiu para a ampliação da sensibilidade da sociedade brasileira sobre a necessidade do respeito aos direitos humanos”.
Tim Lopes foi indicado para esta premiação da Presidência da República pelo Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio em conjunto com Tânia Lopes, irmã do jornalista. A entrega da homenagem, feita por Dilma Rousseff, foi no dia 17 de dezembro, no Palácio do Planalto.
“Este prêmio é muito importante pois chega num momento em que os índices de jornalistas vítimas de violência vêm crescendo no Brasil”, destaca a presidente do Sindicato, Suzana Blass. “O alerta para estes crimes é fundamental principalmente como prevenção”, completa ela.
Tim Lopes foi assassinado por traficantes, há dez anos, no Rio, quando fazia reportagem para a Rede Globo sobre venda de drogas e prostituição de menores na favela Vila Cruzeiro, na Penha. Capturado, o jornalista foi levado para o Complexo do Alemão, também no subúrbio, onde foi torturado e morto.
“Esta homenagem é uma alegria, um grande reconhecimento em nível nacional da luta de Tim”, comemora Tânia Lopes, que recebeu o prêmio da Secretaria de Direitos Humanos.
Um certificado, assinado pela presidente da República, pelo trabalho do jornalista em defesa dos direitos humanos foi entregue à irmã do jornalista, juntamente com um troféu, na cerimônia em Brasília.
Foto: A irmã de Tim Lopes, Tânia Lopes, recebe o prêmio das mãos da presidente Dilma, junto com os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores) e Maria do Rosário (Direitos Humanos).
Texto atualizado às 17h41 do dia 19 de dezembro de 2012.

Mais notícias