Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, março 29, 2024
InícioOpiniãoTodo apoio ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de...

Todo apoio ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e à sua diretoria

Nota pública do Movimento Luta, Fenaj!
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e sua diretoria estão sendo alvos, neste momento, de fortes ataques, que procuram confundir a nossa categoria profissional e jogá-la contra a entidade que a representa. Esses ataques partem de um setor do patronato capitaneado pelas Organizações Globo e são reforçados por um grupo de ex-dirigentes sindicais, derrotados na eleição de 2013, que tentam surfar na onda de calúnias e desinformação para, com isso, desgastar e enfraquecer a atual direção do Sindicato.
Depois de muitos anos de acomodação frente ao patronato, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro vive sua melhor fase, cumprindo o papel que deve caber a uma entidade de representação sindical:defesa plena e sem vacilação dos interesses econômicos e dos direitos sociais e políticos da categoria. O que implica enfrentar a ganância, a prepotência e as manobras dos empregadores, sempre interessados em multiplicar seu capital, aumentar seus ganhos e sua produtividade às custas da força de trabalho dos jornalistas.
Ao contrário do que afirmam seus detratores, a atual direção do Sindicato tomou uma série de iniciativas para combater e evitar que sejam cometidas violências contra jornalistas, em especial pela Polícia Militar mas também por manifestantes, durante a cobertura de eventos. A garantia de segurança para os repórteres em toda e qualquer cobertura de risco é uma preocupação permanente, que tem levado o Sindicato a exigir providências concretas tanto dos empregadores como de autoridades (vide http://goo.gl/Uy4jKN). A entidade contratou e colocou à disposição da categoria um advogado criminalista, para os casos em que se fizer necessário. A atual direção não tolera e não compactua com agressões a jornalistas, partam de onde partirem.
A atual direção está fazendo jus ao programa que apresentou à categoria em 2013 e com o qual se elegeu. Tem combatido a precarização, as burlas trabalhistas, o arrocho salarial, o assédio moral. Tem procurado reatar os laços entre os jornalistas cariocas e o Sindicato, esgarçados por sucessivos mandatos anteriores, que buscavam manter “relações cordiais” com os donos da mídia. A firme atuação dos novos diretores do Sindicato incomoda os patrões, que preferiam lidar com a complacência dos antigos dirigentes.
Por meio de sua presidente, Paula Máiran, o Sindicato participou da recente mobilização de entidades de jornalistas de todo o país, no Congresso Nacional, com a finalidade de pressionar os parlamentares pela aprovação da PEC do Diploma.
O Movimento Luta,Fenaj! solidariza-se firmemente com a atual direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, por seu comportamento combativo, e chama os jornalistas cariocas a lutarem em sua defesa. O que está em jogo nesse momento não é apenas a presente gestão: o principal alvo dos ataques é o Sindicato!
Os patrões querem fragilizar a entidade, domesticá-la, anulá-la. Querem uma volta aos velhos tempos. A essas manobras, os jornalistas conscientes da necessidade de uma entidade de representação classista forte e combativa estão convidados a responder com um vigoroso e enérgico apoio à atual direção e à entidade.
Movimento Luta,Fenaj!
30/7/2014

Mais notícias