Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, abril 24, 2024
InícioDestaqueTrabalhadores da EBC fazem paralisação por mudanças em proposta de Plano de...

Trabalhadores da EBC fazem paralisação por mudanças em proposta de Plano de Carreiras

Jornalistas e radialistas da EBC cruzaram os braços nesta terça-feira (09/12) para reivindicar mudanças na proposta do novo Plano de Cargos e Salários, que é elaborada em grupo que reúne gestores da empresa e trabalhadores. A paralisação, nacional, aconteceu todas as praças da emissora: Rio, São Paulo, Brasília e Maranhão.
No Rio, ao longo do dia, foram realizadas rodas de conversa sobre a democratização da comunicação, a invisibilidade da identidade de gênero e de orientação sexual, a necessidade da diversidade regional e do fortalecimento da comunicação pública. A mobilização recebeu apoio de jornalistas, parlamentares e de representantes da sociedade civil.
A mobilização tem como objetivo pressionar a direção da EBC e alertar o governo federal e a sociedade sobre a importância da revisão do Plano de Cargos da empresa contemplar um conjunto de medidas entendidas como fundamentais para o fortalecimento da comunicação pública. Entre elas está a inclusão de mecanismos como a garantia da autonomia editorial, pisos e tabelas salariais que tirem a EBC da lanterna do serviço público (como apontou pesquisa encomendada pela própria empresa com 32 órgão públicos) e estímulos concretos à formação e qualificação dos empregados.
“Esperamos que a direção da EBC se sensibilize ao diálogo e, principalmente, retire a proposta de diferenciação de pisos por jornada de trabalho. Nós, jornalistas, temos uma jornada legal de 5 horas que é fruto de luta e conquistas históricas. Ir contra essa demanda é um enorme retrocesso”, disse a diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Camila Marins.
A EBC é gestora da Agência Brasil, TV Brasil, TV Brasil Internacional, Radioagência Nacional e do sistema público de Rádio (com oito emissoras, como a Rádio Nacional e Rádio MEC), além de gerir o canal de televisão NBr e o programa de rádio “A Voz do Brasil”. A empresa é vinculada à Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

Mais notícias