Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 18, 2024
InícioDestaque 2Trabalhadores em greve da Rádio Tupi protestam em frente ao Ministério Público...

Trabalhadores em greve da Rádio Tupi protestam em frente ao Ministério Público do Trabalho

A mobilização dos trabalhadores em greve da Rádio Tupi ganhou as ruas. Mais de 150 pessoas participaram na manhã desta quinta-feira (12/01) de manifestação em frente ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para reivindicar uma solução para os atrasos salariais que já superam seis meses e o não pagamento dos 13º salários de 2015 e 2016 e dos depósitos de INSS e FGTS. Além dos jornalistas, radialistas e demais funcionários da emissora, muitos ouvintes da rádio participaram do ato, assim como representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).
Na linha de frente da mobilização, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) esteve presente na manifestação com sete diretores. A presidenta da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, e Valci Zuculoto, 1ª secretária da Fenaj, também prestaram apoio aos profissionais da Rádio Tupi.
Uma comissão formada por integrantes do SJPMRJ, do Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio de Janeiro, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e dos funcionários da empresa foi recebida pelo procurador-chefe Fábio Goulart Villela e pelo procurador do Trabalho Marcelo José Fernandes da Silva.
À tarde, representantes da Rádio Tupi foram convocados a prestar esclarecimentos no MPT e alegaram que a empresa não tem caixa para honrar os pagamentos. Assim, a Procuradoria do Trabalho iniciou o trâmite para determinar o arresto de bens dos proprietários da rádio, que pertence aos Diários Associados, para pagar a dívida com os trabalhadores.
Iniciada há 20 dias, a greve dos trabalhadores da Rádio Tupi vem conquistando apoios importantes entre os comunicadores da emissora. Fernando Sérgio, Cristiano Menezes, Haroldo de Andrade, Garcia Duarte, Paulo Junior e Geraldo Senna já aderiram ao movimento ao lado de dezenas de jornalistas, radialistas e demais funcionários da empresa. Curta a página do movimento Volta Tupi no Facebook e manifeste seu apoio.

Mais notícias