Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasTRT reconhece legalidade da greve dos trabalhadores da Rádio Tupi

TRT reconhece legalidade da greve dos trabalhadores da Rádio Tupi

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) reconheceu nesta quinta-feira a legalidade da greve dos trabalhadores da Rádio Tupi. Não cabe recurso à decisão, que foi unânime entre os desembargadores que participaram do julgamento do dissídio coletivo de greve.
Agora, os trabalhadores terão que ingressar com ações para garantir o pagamento do que a empresa lhes deve. Os jornalistas podem procurar o Sindicato para obter orientação jurídica de acordo com seu caso.
Aqueles que foram demitidos arbitrariamente, e por carta, poderão entrar com ação para serem reintegrados ao emprego ou para anular os efeitos da demissão por justa causa – caso não queiram mais trabalhar na empresa.
Já os jornalistas que não foram demitidos mas que querem sair da Tupi podem reivindicar à Justiça a rescisão unilateral do contrato de trabalho – que é permitida quando o trabalhador está há mais de três meses sem receber salário.
Os profissionais que desejam continuar na rádio também podem ingressar com ação judicial cobrando o pagamento dos atrasados e a regularização de salários e direitos previstos em lei, como 13º salário e depósitos de INSS e FGTS.
Jornalistas interessados em uma dessas opções devem ligar para o Sindicato para marcar o atendimento jurídico. O telefone de contato é 21 3906-2450, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.
O Sindicato dos Radialistas do Estado do Rio de Janeiro convocou os trabalhadores em greve da Tupi para uma reunião nesta sexta-feira (24), às 11h, na sede da entidade (Rua Leandro Martins 10, Centro do Rio), a respeito da decisão do dissídio coletivo de greve.

Mais notícias