Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 25, 2024
InícioDestaque 2Um mês após morte de Santiago, Band diz que vai rever treinamento...

Um mês após morte de Santiago, Band diz que vai rever treinamento em segurança

Um mês após a morte do repórter cinematográfico Santiago Andrade, a Band afirmou ao Sindicato nesta segunda-feira (10/03) que está disposta a rever a política de treinamento em segurança para os jornalistas. A empresa negou, porém, que vá abolir a prática de repórteres cinematográficos serem também motoristas. O encontro foi marcado a partir de notificação enviada pelo Sindicato a todas as empresas jornalísticas depois do caso Santiago.

A emissora afirma que, ao deslocar a equipe do repórter cinematográfico da pauta que estava para o protesto na Central do Brasil, a chefia de reportagem pediu que ‘as imagens fossem feitas com segurança’. A Band disse ainda que está reforçando as equipes de apoio. Santiago trabalhava sozinho quando foi atingido por um rojão disparado por manifestantes.

O Sindicato defendeu a criação de um canal de diálogo direto com os funcionários sobre a importância da segurança para o jornalista que trabalha na rua. A emissora prometeu disponibilizar espaço e liberar funcionários para que o sindicato promova uma campanha de esclarecimentos sobre os procedimentos de segurança, mas disse que manterá repórteres cinematográficos atuando também como motoristas. O funcionário que acumula a função ganha adicional de 40% sobre o salário, segundo a empresa.

A Band atualmente é investigada pelo Ministério Público do Trabalho por uma denúncia de más condições de trabalho que foi apresentada pelo Sindicato em fevereiro. A emissora prestou esclarecimentos aos procuradores na semana passada.

Além das questões de segurança, a empresa negou quaisquer irregularidades trabalhistas em suas redações. A Band afirma ser rigorosa com o banco de horas, compensando as folgas dos funcionários regularmente, e que não obriga estagiários a trabalhar como jornalistas profissionais, outra denúncia levada à reunião pelo Sindicato.

Participaram da reunião a presidente do Sindicato, Paula Máiran, a tesoureira, Camila Marins, o advogado Marcelo Martins, do departamento jurídico e administrativo da Band, e Andressa Braga, do departamento de recursos humanos da empresa.

Mais notícias