Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, novembro 29, 2024
InícioNotíciasMinistério Público do Trabalho abre inquérito para investigar condições de segurança de...

Ministério Público do Trabalho abre inquérito para investigar condições de segurança de jornalistas da Band

bandO Ministério Público do Trabalho abriu um inquérito para investigar as condições de segurança oferecidas aos funcionários do Grupo Bandeirantes de Comunicação no Rio. A decisão veio após reunião de diretores do Sindicato com a procuradora-chefe Teresa Cristina d’Almeida Basteiro nesta sexta-feira (14/02) para tratar de denúncia encaminhada pela entidade após a morte do cinegrafista Santiago Andrade, que foi atingido por um rojão disparado por manifestante em protesto na Central do Brasil.
A Procuradoria do Trabalho agora deverá chamar a empresa para saber o que é feito atualmente para garantir a segurança dos trabalhadores. O Sindicato afirma que esta tragédia poderia ser evitada, ou ao menos minimizada, se a empresa fornecesse as condições necessárias para o trabalho do jornalista, como equipamentos de proteção individual, equipe de apoio, treinamento e logística.
O ofício enviado pelo Sindicato ao MPT também alerta para a necessidade de se instalar as comissões de segurança nas redações do Rio, medida que consta do acordo coletivo do ano passado e não é cumprida pelas empresas, inclusive a Bandeirantes. Os colegiados, formados por representantes de patrões e empregados têm a função de normatizar as medidas de proteção de acordo com a realidade de cada ambiente, e em benefício do trabalhador.
Como as más condições de trabalho e de segurança não estão restritas às redações do Grupo Bandeirantes, os representantes do Ministério Público do Trabalho sinalizaram que o resultado deste inquérito poderá ser aplicado a outras empresas.

Mais notícias