Sindicato dos Jornalistas

sábado, novembro 30, 2024
InícioNotíciasSindicato pede intermediação do Ministério do Trabalho a favor dos jornalistas do...

Sindicato pede intermediação do Ministério do Trabalho a favor dos jornalistas do Lance!

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro protocolou nesta quinta-feira (22/05) solicitação de mesa redonda junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, a fim de que o órgão medie junto ao Diário Lance! a solução de diversas irregularidades pelo não cumprimento de cláusulas previstas na Convenção Coletiva do Trabalho.
O Sindicato dos Jornalistas buscou junto ao Lance! fazer um acordo para que não fosse necessária a intervenção da DRT. Porém, passado o prazo de 30 dias dado pelo Sindicato, o jornal não se adequou a nenhum item discutido em reunião realizada no último dia 16 de abril. Entre as irregularidades estão: falta de ponto na redação, não pagamento de horas extras e adicional noturno, escala de trabalho de mais de 11 dias consecutivos, estagiários fora do que estabelece a legislação em vigor, dentre outras.
O Lance! também não paga o PLR determinado pela Convenção Coletiva do Trabalho desde 2010. O jornal apresentou proposta ao Sindicato de quitação destes valores. Porém, como não cedeu a documentação pertinente para que o cálculo feito pelo jornal fosse revisado, o Sindicato contratou um contador da área trabalhista para fazê-lo de acordo com os documentos disponíveis na entidade de classe. Após o cálculo finalizado, o Sindicato e o jornal apresentarão as duas propostas diretamente aos trabalhadores do Lance!.

Mais notícias