Sindicato dos Jornalistas

quarta-feira, abril 16, 2025
InícioDestaqueJornalistas em Brasília intensificam luta por valorização e direitos com apoio do...

Jornalistas em Brasília intensificam luta por valorização e direitos com apoio do Rio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, representado pela diretora Mariana Bomfim, participou nos dias 8, 9 e 10 de abril do “4º Ocupa Brasília”, convocado pela Federação Nacional dos Jornalistas.

A atividade teve como objetivo pressionar os deputados federais a darem andamento à votação da PEC 206/2012 que retoma a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

Pelo Rio de Janeiro, o deputado Reimont Otoni (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara Federal, recebeu a comitiva e reafirmou seu compromisso com a luta da categoria. Ele se comprometeu em ajudar na articulação política para que a PEC siga o mais breve para votação.

Além das atividades de reuniões com parlamentares, no “4º Ocupa Brasília”, aconteceu também a homenagem aos jornalistas, em alusão ao Dia do Jornalista (7/4), realizada pelo presidente da Comissão de Trabalho da Casa Legislativa, Leo Prates (PDT-BA). A FENAJ e os sindicatos presentes tiveram papel de destaque na homenagem ao Dia do Jornalista.

Samira de Castro, presidente da FENAJ, reforçou no evento a principal bandeira da categoria: a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão.

Segundo Samira, o 7 de abril, Dia do Jornalista, é uma data simbólica que precisa ser marcada por ações concretas. “Estamos falando de uma profissão regulamentada desde os anos 1940, que possuía um critério de acesso impessoal e transparente, retirado de forma equivocada por decisão do Supremo Tribunal Federal em 2009”, lembrou. A dirigente reforçou que o diploma representa uma salvaguarda para a sociedade em tempos de desinformação e ataques à imprensa.

Além da defesa da PEC do Diploma, a mobilização do “Ocupa Brasília” também pauta outras demandas urgentes, como o enfrentamento à pejotização da profissão, o combate à violência contra jornalistas, a defesa de um piso salarial nacional e a taxação das Big Techs, que lucram com conteúdo jornalístico sem contrapartida aos profissionais e empresas de comunicação.

Para conhecer mais sobre a PEC e os parlamentares que já declararam apoio, você pode acessar o portal https://pecdodiploma.fenaj.org.br/

Mais notícias