Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, novembro 29, 2024
InícioNotíciasCurso de segurança para jornalistas dará ênfase em primeiros socorros e direitos...

Curso de segurança para jornalistas dará ênfase em primeiros socorros e direitos humanos, propõe ONG INSI

O treinamento em segurança que é oferecido aos jornalistas das redações do Rio terá alterações este ano, tendo em vista a mudança nos riscos que os profissionais sofrem hoje. De acordo com Marcelo Moreira, jornalista da Tv Globo que representa a ONG INSI (International News Safety Institute) no Brasil, a proposta é que 60% do curso seja voltado para medidas de primeiros socorros, além de uma palestra dedicada a noções de direitos humanos. O treinamento começaria no dia 11 de abril para 15 jornalistas selecionados por suas empresas, com ex-militares ingleses como instrutores, no campus Praia Vermelha da UFRJ, propôs Moreira durante reunião no Sindicato na quarta-feira (18) para explicar a iniciativa.
O curso de segurança para jornalistas é ministrado pela organização internacional, financiado pelas empresas e conta com apoio do Sindicato. O treinamento consta do acordo coletivo de rádio e TV e jornais e revistas desde 2012. A ONG INSI foi criada em 2003 por jornalistas de diversos países para espalhar a cultura da segurança pelo mundo com método e técnica, afirma Moreira. Além dos treinamentos anuais, a organização se dedica a traçar perfis de risco para jornalistas em diversas partes do globo e a produzir publicações.
No Brasil, o treinamento começou em 2006, em uma parceria do Sindicato com a entidade patronal. Cem jornalistas foram treinados naquele ano no Rio e em São Paulo.

Mais notícias