Sindicato dos Jornalistas

sábado, novembro 23, 2024
InícioNotíciasQuadrilha é presa por morte de jornalista no MA

Quadrilha é presa por morte de jornalista no MA

Na quarta-feira (13/6), a Secretaria de Segurança do Maranhão anunciou a prisão dos mandantes e do executor da morte do jornalista e blogueiro Décio Sá (foto), em São Luís. Sete pessoas foram detidas acusadas de integrar quadrilha de agiotagem. Com a solução do caso, conforme atesta a secretaria, a morte do repórter maranhense é o primeiro assassinato de jornalista no Brasil neste ano que foi solucionado pelas autoridades – há outros três em investigação.
Os presos pelo assassinato de Décio, que ocorreu no dia 23 de abril, são acusados de integrar quadrilha que praticava agiotagem no Maranhão e em outros estados. Além deles, também foi detido o capitão da Polícia Militar Fábio Aurélio Saraiva Silva. As balas usadas no crime eram da pistola .40 que estava sob seus cuidados. A elucidação do caso se deu 50 dias após a morte do jornalista.
“O Décio vinha denunciando esta quadrilha em seu blog”, conta o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, José Leonardo Monteiro. “Os criminosos extorquiam pessoas, tomavam tratores de prefeituras”, completa ele.
Jhonatan de Sousa Silva, que de acordo com a Polícia confessou a execução do jornalista, é natural do estado do Pará e cometeu pelo menos outros 20 crimes. Segundo depoimento, ele contou que costumava degolar as vítimas em suas ações. O preço da encomenda da morte teria sido R$ 100 mil. Porém, o matador só recebeu R$ 20 mil.
Presos pelo assassinato de Décio Sá, de acordo com a Secretaria de Segurança do MA:
– Jhonatan de Sousa Silva (24 anos)
– José de Alencar Miranda Carvalho (72 anos)
– Gláucio Alencar Pontes Carvalho (34 anos)
– Airton Martins Monroe (24 anos)
– José Raimundo Sales Chaves Júnior (Júnior Bolinha – 38 anos)
– Fábio Aurélio do Lago e Silva (Buchecha -32 anos)
– Capitão PM Fábio Aurélio Saraiva Silva
Com informações: Secretaria de Segurança do Maranhão

Mais notícias