O presidente da Central Única dos Trbalhadores do Rio (CUT-RJ), Darby Igayara, foi surpreendido por uma operação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quando participava, na tarde do último domingo (17/6), de um programa sobre o mundo do trabalho na Rádio Cúpula, emissora comunitária montada no Aterro do Flamengo para transmitir a Cúpula dos Povos na Rio+20.
Os fiscais da Anatel chegaram à rádio, que está localizada numa tenda próxima ao Museu de Arte Moderna (Mam), para fechá-la, fato que foi concretizado por volta das 21 horas, quando os representantes da agência retornaram e lacraram a Rádio Cúpula. Ainda durante o programa, que estava sendo transmitido ao vivo, o presidente da CUT-RJ protestou contra a atitude da Anatel e, logo após, os presentes no local deram as mãos em volta da tenda para impedir o fechamento.
A CUT-RJ lamenta profundamente tal atitude de um órgão público que deveria regular as telecomunicações e não impedir que a classe trabalhadora e os movimentos sociais tenham acesso a elas. A Central exige que o poder público, por meio de seus órgãos, garanta o funcionamento de todos os veículos de comunicação pública, comunitária e independente.
Fonte: CUT-RJ