Idealizado pela ONG Criar Brasil em 2008, o Radiotube, uma rede social colaborativa feita para pessoas que disseminam a informação sobre cidadania, ultrapassa fronteiras e ganha uma versão em espanhol, que entra no ar na segunda-feira (25/6).
O www.radiotube.cc é uma iniciativa inédita, fruto de parceria com a Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc), que buscava uma plataforma para compartilhamento de conteúdos entre comunicadores dos países da América Latina.
A plataforma reúne desde material produzido por rádios comunitárias até o conteúdo de grandes emissoras educativas, como a rádio MEC. A rede social permite a construção de uma plataforma pessoal, que possibilita realizar downloads e uUploads de produções de áudios, vídeos, textos além de entrevistas e spots. O portal também integra novas ferramentas de compartilhamento com Orkut, Twitter e Facebook.
O projeto Radiotube – que tem patrocínio do Programa Desenvolvimento e Cidadania da Petrobras – conta com média de 40 mil acessos por mês, recebendo mais de três mil novos conteúdos mensalmente, o que transformou a rede social em referência para comunicadores de todo o país. Na prática, o portal se constituiu numa agência de notícias colaborativa, onde são compartilhadas produções de áudio, vídeo e texto abordando exclusivamente temas ligados à cidadania.
Com a versão em espanhol, voltada para os países da América Latina, que tem população estimada em cerca de 400 milhões de pessoas, o Radiotube amplia o espaço para que comunicadores populares compartilhem suas produções, possibilitando um intercâmbio ainda maior de informações, que poderão ser utilizadas como fonte de pesquisa para professores, estudantes e cidadãos ou por rádios de todos os países.
O lançamento, na segunda-feira (25/), às 18h30, contará com a presença da presidente da Associação Mundial de Rádios Comunitárias, Maria Pía Matta, e do representante da Amarc no Brasil, Arthur William, na Rua Joaquim Silva, 130, Lapa, Rio de Janeiro/RJ.
Capacitação
O projeto Radiotube vai realizar, nos dias 25 e 26 de junho, das 9 às 18h, a segunda Capacitação para Comunicadores Comunitários de 2012, desta vez para a Região Sudeste. Será na cidade do Rio de Janeiro, das 9 às 18 horas, com diversas oficinas de rádio, vídeo e internet. As inscrições estão abertas, mas são limitadas e podem ser feitas a partir do envio de e-mail para radiotube@criarbrasil.org.br. Os custos de hospedagem e alimentação dos selecionados são cobertos pelo projeto.
Durante o encontro, radialistas, jornalistas, lideranças locais e ativistas dos direitos da criança e adolescente poderão compartilhar suas experiências e experimentar técnicas de produção de rádio, vídeo e discutir o momento atual de elaboração de conteúdos colaborativos. Haverá espaço também para conhecer a fundo o Radiotube, refletir sobre a comunicação comunitária no Brasil – são mais de 1.400 pequenas rádios em todo o país – e a forma como a imprensa aborda o Estatuto da Criança e do Adolescente, um dos focos do projeto.
Fonte: Radiotube