O auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio (Evaristo da Veiga 16/17º andar) vai receber nesta segunda-feira (24/9), entre as 17 e 19 horas, palestra sobre pesquisa de hábitos de consumo de material de leitura dos brasileiros. O professor Kaizô Beltrão, PhD em Estatística pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, vai apresentar os dados a partir de levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente aos anos de 2003 a 2009. A entrada é franca, sem necessidade de inscrições.
Segundo os dados, os maiores gastos com leitura no orçamento das famílias no País são com jornais e revistas. Mas, no período estudado, o consumo de jornais aumentou e o de revistas diminuiu. A pesquisa revela quanto a família brasileira gasta com cada tipo de livro – didático, técnico, religioso e não didático.
Para o professor Beltrão, o levantamento permite analisar os hábitos de compra, e não de leitura: “Existe uma forte correlação entre os dois eventos, mas nem todo leitor precisa adquirir.” A pesquisa também faz comparação entre os gastos com leitura e outras formas de consumo de bens não essenciais, como lazer dentro de casa, jogos, músicas, telefonia e aluguel.
A pesquisa foi encomendada pela Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL), Associação Nacional de Livrarias (ANL), Câmara Brasileira do Livro (CBL), e Câmara Rio Grandense do Livro (CRL). A pesquisa contou com a participação de Milena Duchiade, diretora da AEL e da ANL.
O evento é organizado pela Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro.
Texto atualizado às 17h34 do dia 20/9/2012.