A categoria dos jornalistas foi uma das que mais enfrentaram os efeitos da ditadura militar. O nosso Sindicato já iniciou os diálogos com o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ e o Instituto Mais Democracia para que atuem como colaboradores na criação de uma Comissão da Verdade do Sindicato para investigar especificamente os casos relacionados aos profissionais de imprensa censurados, perseguidos, demitidos, presos, torturados, exilados ou mortos.
Nesta sexta-feira (27/09), às 15h, no auditório da Caarj, vai acontecer nova reunião do Fórum de Participação na Comissão da Verdade. O Fórum é um espaço mensal de prestação de contas e debates sobre os rumos da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro. Dessa vez, a pauta do Fórum será Arquivos da Repressão da Ditadura Militar. Um dos objetivos da reunião é dar voz à sociedade civil sobre o tema. O endereço do encontro é Avenida Marechal Câmara, 210, 6º andar. Mais informações sobre a CVRJ no www.facebook.com/comissaodaverdadedorio.
A Comissão Nacional da Verdade foi instituída em 16 de maio de 2012 com a finalidade de apurar graves violações de direitos humanos entre 1946 e 1988. Para melhor analisar os fatos, foram criadas comissões em alguns estados em que houve registros de violências e repressão. A Comissão da Verdade do Rio tem a mesma atribuição da Nacional no âmbito do estado. Em relação à categoria, é importante ressaltar que a Comissão do Paraná já anistiou jornalistas que viveram anos de chumbo.