Evento acontece no dia 18, sexta-feira, no auditório do Sindicado dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro
A Fundação Perseu Abramo (FPA) lança nesta sexta-feira, 18, a partir das 18h, a pesquisa “Democratização da mídia”, com transmissão online pela tevêFPA, e apoio da Frente Ampla pela Liberdade de Expressão (FALE-Rio), fórum que aglutina os movimentos sociais do estado do Rio de Janeiro que lutam pela democratização dos meios de comunicação. Realizado pelo Núcleo de Estudos e Opinião Pública (Neop) da FPA, o levantamento se baseou em 2.400 entrevistas com pessoas na faixa etária de 16 anos para cima, que vivem em áreas urbana e rural de 120 municípios das cinco macrorregiões do país, e será apresentado por Joaquim Soriano, diretor da Fundação Perseu Abramo; e Gustavo Venturi Jr, pesquisador do Centro de Estudos de Opinião Pública (CESOP- Unicamp), do grupo de pesquisa Opinião Pública: marketing político e comportamento eleitoral (CNPq- UFMG) e do Núcleo de Estudos para Prevenção da Aids (Nepaids- USP). Soriano e Venturini vão substituir o economista Márcio Pochmann, que viria ao Sindicato para o lançamento, mas não irá comparecer por motivos pessoais.
Qual o tipo de mídia mais consumida pela população? As pessoas se sentem representadas em interesses e imagens divulgadas pelos meios que consomem? Qual o papel que ocupa a internet em suas vidas? Qual a percepção sobre a neutralidade dos meios e as opiniões sobre a regulamentação do setor? Pluralidade e diversidade nos conteúdos difundidos pelos veículos. Essas são algumas das questões contidas na pesquisa de opinião pública “Democratização da Mídia”, que será apresentada pela FPA na sexta-feira, 18, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, na Rua Evaristo da Veiga, 17º andar, no Centro.
Sob a orientação de Gustavo Venturi, do departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e Vilma Bokany (Neop), o estudo analisou as percepções da população brasileira sobre os meios de comunicação. A partir do estudo é possível verificar que a Internet vem ganhando a preferência da população como veículo para se informar sobre a cidade, o Brasil e o mundo. Apesar de empatar em 43% com os jornais impressos, em meio habitual de informação, na soma de portais, blogs e indicação de amigos nas redes sociais virtuais, a Internet ultrapassa o impresso.
Serviço
Evento: FPA apresenta a pesquisa Democratização da Mídia
Data: 18/10 (sexta-feira), às 18h
Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro – Rua Evaristo da Veiga, 17º andar – Centro
Informações: www.fpabramo.org.br
Transmissão online: tevêFPA [http://novo.fpabramo.org.br/tags/tevefpa]