Sindicato dos Jornalistas

sábado, novembro 23, 2024
InícioFENAJSem categoriaCompareça à assembleia da EBC amanhã, quinta-feira: empresa não quer ceder nas...

Compareça à assembleia da EBC amanhã, quinta-feira: empresa não quer ceder nas negociações

Está marcada para amanhã, quinta-feira (24/10), às 12h30, na Rua da Relação 18, 5º andar, mais uma assembleia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em campanha salarial, os funcionários vão decidir que posição tomar em relação ao posicionamento duro dos representantes da empresa estatal, na mesa de negociação. A avaliação é de que a pressão tem que aumentar.
A resposta mais ouvida pelos sindicalistas de vários estados, entre eles, jornalistas e radialistas do Rio de Janeiro, tem sido o “não”. A começar pelo reajuste salarial. Os representantes da empresa negaram qualquer aumento real para os salários e afirmaram que era uma determinação do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest). O máximo a que chegaram foi um índice de reposição de 5,86%, baseado no IPCA. Aumento real, de 5,95%, somente para o auxílio-creche.
Outras cláusulas da pauta de reivindicações foram vetadas, segundo os representantes da EBC, pelo Dest. “Precisamos aumentar a pressão e não vamos permitir retirada de direitos. Há anos, os empregados não têm ganho real e vamos com todas as forças para a mobilização”, destacou o diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, Olyntho Contente. Entre estas cláusulas estão a requalificação e readequação do trabalhador, em caso de retorno de licença médica pelo INSS. Em relação ao Plano de Cargos e Salários, na negociação anterior, a empresa disse estar formulando um PCS, mas sem discutir com os funcionários, o que não foi aceito pelos sindicalistas. Mais detalhes sobre a negociação serão fornecidos na assembleia de amanhã.

Mais notícias