Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, novembro 28, 2024
InícioNotíciasElo entre patrões e militares passará por investigação na Comissão da Verdade...

Elo entre patrões e militares passará por investigação na Comissão da Verdade dos Jornalistas

comissaoAs estreitas ligações das principais empresas de comunicação do país com o regime militar prometem ser uma das revelações mais aguardadas a serem descobertas pela Comissão da Verdade dos Jornalistas. Em reunião na tarde desta quinta-feira, este despontou como uma das principais linhas de investigação do colegiado, junto aos prejuízos causados aos profissionais que se envolveram na luta contra a ditadura, as publicações que foram fechadas pelos militares e a intervenção feita no próprio Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio. O encontro teve a presença de representantes da Comissão Estadual da Verdade do Rio, do Instituto Mais Democracia e da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).
Falta pouco para o início dos trabalhos da comissão, avaliam os participantes. Uma minuta para constituir o colegiado e a metodologia do trabalho deverão ser concluídas até o dia 12 de dezembro, data em que ficou prevista o lançamento da comissão – criada a pedido do sindicato. O Centro de Cultura  e Memória do Jornalismo servirá como quartel-general para a pesquisa e os depoimentos que deverão ser colhidos ao longo do trabalho, que deverá durar cerca de um ano.
“É conhecida a ligação das empresas jornalísticas, a Globo em especial, com o regime militar. Esse é um dos pontos que deverá trazer revelações ainda inéditas sobre a vinculação dos patrões com a censura, e como esta se dava dentro das redações. A comissão pretende elucidar pontos ainda obscuros da história do jornalismo nacional”, afirma Paula Máiran, presidente do sindicato.

Mais notícias