O Sindicato dos Jornalistas lamenta a morte do ex-presidente da CUT do Rio de Janeiro, Washington Costa, 57 anos. Dirigente combativo, começou a vida de ativista sindical muito cedo. Operário metalúrgico, participou de todas as lutas da categoria desde a década de 1970. Foi militante da força política Ala Vermelha (que depois passou a se chamar Movimento Comunista Revolucionário e posteriormente Força Socialista – tendência interna do Partido dos Trabalhadores). Foi fundador do PT e da CUT.
Em 1987 foi candidato à direção do Sindicato dos Metalúrgicos pela Chapa 2 – Oposição Sindical, vencendo a eleição e derrotando a diretoria que dirigia o sindicato desde o golpe de 1964. Em 1990 foi eleito presidente da CUT-RJ.
Estudou engenharia, fez mestrado e preparava-se para concluir o doutorado. Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolvia pesquisa de motores elétricos para automóveis. Integrou o comando de greve das universidades em 2013. Atualmente, era militante do PSOL. Participou de todas as manifestações do ano passado, até setembro quando ficou doente.
O velório começou nesta segunda-feira às 17 horas e o enterro será nesta terça-feira (20/5) às 11 horas, no Jardim da Saudade, em Sulacap.