Sindicato dos Jornalistas

sexta-feira, abril 4, 2025
InícioDestaqueComissão de Segurança dos Jornalistas se prepara para atuar em manifestação do...

Comissão de Segurança dos Jornalistas se prepara para atuar em manifestação do 7 de setembro

A Comissão de Segurança dos Jornalistas do Rio, instalada nesta terça-feira (02/09), já definiu sua primeira missão: agir para evitar casos de violência contra profissionais de imprensa na manifestação marcada para o 7 de setembro, domingo próximo, Dia da Independência. O grupo deverá se reunir ainda nesta semana com membros do Ministério Público estadual e da Comissão de Direitos Humanos da OAB-RJ para discutir estratégias que evitem possíveis casos de agressão ou hostilidade contra jornalistas por parte de policiais ou manifestantes. As entidades receberão ainda cópias do manifesto em defesa dos jornalistas e contra a violência, delineado em grupo de trabalho organizado por indicação da plenária do dia 7 de agosto, que reuniu mais de 400 profissionais no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj).
O manifesto convida as autoridades federais e estaduais e a sociedade civil organizada a colaborarem em respostas e ações para acabar com a violência contra jornalistas do Rio. O texto será distribuído durante a manifestação de domingo, que terá a presença de membros da comissão e da diretoria do Sindicato. Identificados, esses jornalistas poderão auxiliar os colegas que sofrerem violações no exercício da profissão.
Leia aqui o manifesto
Após a ação no 7 de setembro, a comissão de segurança começará a organizar a audiência pública sobre a violência que atinge a nossa categoria. Será iniciado também o monitoramento constante dos registros de ocorrência feitos por jornalistas após casos de agressão, como forma de cobrar a resolução dos casos com mais veemência.
A Comissão de Segurança dos Jornalistas do Rio foi instalada em caráter permanente. Ela é aberta a todos os jornalistas profissionais que quiserem contribuir com ideias e ações pelo fim da violência. Os encontros são quinzenais, em horários alternados (uma reunião pela manhã e outra à noite), para que mais jornalistas possam participar. Inscreva-se na lista de discussões da comissão em segurancaparajornalistas@googlegroups.com.

Mais notícias