O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro e o Coletivo Intervozes promovem, nesta quarta-feira (15/10), às 19h, na sede do sindicato (rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar – Cinelândia), um debate sobre jornalismo e homofobia. No evento, também será lançado o Guia Mídia e Direitos Humanos, publicado neste ano pelo coletivo. O debate faz parte da programação da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação.
A atividade terá a presença do jornalista Bruno Bimbi, ativista gay argentino autor do livro “Casamento igualitário” (Garamond, 2013) e da jornalista Iara Moura, organizadora da publicação do Intervozes.
O livro de Bimbi é uma adaptação, para o português, de ‘Matrimonio igualitario: intrigas, tensiones y secretos en el camino hacia la ley’ (Planeta, 2010), publicado originalmente na Argentina. Na obra, ele conta a história da luta pelo casamento civil igualitário na Argentina e traz um posfácio sobre a conquista desse mesmo direito no Brasil.
O guia é uma das ações do Ciclo de Formação em Mídia e Educação em Direitos Humanos, projeto do Intervozes em conveniamento com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que culminou na realização de formações em cinco capitais brasileiras com comunicadores e/ou jornalistas e na produção de um Seminário Nacional, realizado em Brasília, em abril deste ano. A publicação oferece instrumentos para que sejam feitas coberturas respeitadoras dos direitos de negras e negros, população LGBT, mulheres, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes e população idosa. Além de contextualizar as bandeiras de luta desses grupos, oferece aos leitores um glossário e um guia de fontes.
SERVIÇO
Debate sobre jornalismo e homofobia
Data: 15.10.2014
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro. Rua Evaristo da Veiga, 16 / 17º andar – Cinelândia. Rio de Janeiro-RJ.