Os jornalistas do ‘Lance!’ agora batem ponto. O controle de horas, feito em ponto eletrônico, passou a ser adotado na redação carioca do diário nesta segunda-feira (05/01). A medida consta de acordo celebrado com o Sindicato após três mesas redondas na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio. Desde que entrou em convenção coletiva, em 2011, o controle de ponto não era respeitado pelo ‘Lance!’. A adoção representa uma vitória dos trabalhadores, que agora poderão medir o volume de horas extras e cobrar seus direitos.
O Sindicato também fiscaliza as condições insalubres denunciadas por jornalistas do diário esportivo. No fim do ano passado, foi solicitada uma inspeção da Defesa Civil à redação do jornal, por solicitação do Sindicato, após duas visitas de diretores à redação. De acordo com jornalistas, a empresa cobriu com um toldo a parte em que se concentra a obra, mas não fez a limpeza da poeira. O ar condicionado ainda apresenta problemas de funcionamento – o que fez com que dois profissionais desmaiassem durante o expediente na semana do Natal.
O Sindicato tentou ainda negociar a adoção de home office nos plantões de fim de ano, como forma de dirimir a insalubridade, mas a empresa recusou. O ‘Lance!’ se muda nesta sexta-feira (09/01) para o Rio Comprido, na Zona Norte da cidade, e o Sindicato vai monitorar as condições de salubridade dos trabalhadores durante este processo. A empresa promete permitir que os jornalistas trabalhem em home office no período de mudança.