O Sindicato convoca os jornalistas do Rio para mais uma assembleia nesta terça (15/09), às 20h, na nossa sede (Rua Evaristo da Veiga 16, 17º andar – Centro) de mobilização e articulação de iniciativas que protejam a categoria da onda de demissões nas empresas jornalísticas da cidade. O encontro dará encaminhamento às propostas referendadas na última assembleia, ocorrida na última terça, e também poderá acolher novas sugestões. A sua presença e a de todos os colegas é fundamental.
Ficou acertado na assembleia da última terça-feira a criação de dois grupos de trabalho – abertos a todos os jornalistas que quiserem participar – para a realização de um grande seminário sobre novas formas de fazer e viver de jornalismo, tendo como objetivo a realização de um seminário e o apoio à formação de cooperativas, e para a elaboração de um projeto de uma ‘redação-escola’ a ser instalada no Sindicato.
Os jornalistas aprovaram ainda o lançamento imediato de uma campanha na sociedade civil que alerte sobre as crescentes demissões no setor e reivindicar, por meio de abaixo-assinado e atos públicos, medidas do poder público para exigir das empresas que recebem verbas publicitárias oficiais garantias de direitos e de manutenção de postos de trabalho. A assembleia também referendou parceria do Sindicato com o Instituto Gênesis, da PUC Rio, para oferecer bolsas de estudo em cursos de empreendedorismo.
Para participar de um dos dois grupos de trabalho, envie seus dados com e-mail e telefone para imprensa@jornalistas.org.br informando sobre qual GT pretende participar.