Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, abril 17, 2025
InícioDestaqueRepresentantes dos patrões faltam e mesa redonda de jornais e revistas é...

Representantes dos patrões faltam e mesa redonda de jornais e revistas é remarcada para quarta-feira (03/02)

A ausência de representantes das empresas de jornais e revistas fez com que fosse remarcada para quarta-feira (03/02) a mesa redonda com o Sindicato para resolver os impasses na negociação salarial dos jornalistas . O encontro seria realizado nesta segunda-feira (25/01), mas os patrões enviaram apenas um advogado – inviabilizando, assim, o início do diálogo com a mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio (SRTE-Rio), órgão do Ministério do Trabalho. A ausência é mais uma manobra das empresas para retardar ao máximo a conclusão do acordo e a revisão dos salários e benefícios dos profissionais que trabalham nas suas redações.
O Sindicato pediu a mesa redonda após uma série de tentativas de trazer os patrões de jornais e revistas de volta à mesa de negociações. Em um total desrespeito com a categoria, as empresas insistem na inclusão de um piso inferior ao estabelecido pela lei estadual (R$ 2.432,72 para jornadas de cinco horas) na convenção coletiva. O Sindicato está impedido de negociar valor de piso abaixo do previsto em lei.
A definição sobre o dissídio dos jornalistas de rádio e TV, julgada favoravelmente aos trabalhadores pela Justiça do Trabalho em dezembro, torna ainda mais urgente a situação em jornais e revistas.
Apesar dos impasses, o Sindicato já iniciou a campanha salarial de 2016 e enviou a pauta de reivindicações para os representantes patronais. Desta forma, está garantida a data-base da categoria em 1º de fevereiro.

Mais notícias