Na sexta rodada de negociação da Campanha Salarial 2018 com as empresas de radiodifusão, o Sindicato dos Jornalistas apresentou uma proposta alternativa aos 2% (dois por cento) que o patronato vem oferecendo desde janeiro.
Coerente com a posição de garantir um acordo favorável aos jornalistas, que assegure direitos históricos da categoria e diante da posição da bancada patronal, na rodada do dia 1º de março, de não avançar em sua posição, a Diretoria do SINDJOR apresentou na última reunião (8/3) o seguinte:
A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas aguarda, agora, a resposta do sindicato patronal às novas propostas.
Esta é uma negociação difícil e se dá no ambiente da nova lei trabalhista que, como todos sabem, retirou direitos, desvalorizou o trabalho profissional e enfraqueceu as representações sindicais.
Entretanto, a Diretoria, mais do que antes, aposta no princípio da negociação para ampliar direitos e garantir condições decentes de salário e emprego aos jornalistas.
A Diretoria reivindica, ainda, acesso direto às redações para melhorar a comunicação e ampliar o canal de informação com os jornalistas.
Uma nova rodada está marcada para a próxima quinta-feira, 15 de março, às 11h.
Jornal e Revista
Até o momento, o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Município do Rio de Janeiro não respondeu às reivindicações dos jornalistas das empresas de jornais e revistas.