O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro vem a público denunciar o grande constrangimento que a repórter Melissa Munhoz, do SBT Rio, passou na tarde de quinta-feira (05/04). Um agente da Guarda Municipal deu ordem de prisão à repórter, após uma discussão sobre o estacionamento irregular do carro da emissora, e a encaminhou à 4ª DP.
Melissa, que estava com sua equipe na Praça XV, em pleno exercício profissional, questionou a razão do Guarda Municipal ter multado o carro de reportagem sem ter antes alertado ao motorista, que se encontrava no volante do automóvel. Segundo a jornalista, o agente começou a gravá-la no momento da multa, editou e descartou o começo das imagens, contextualizando de forma a sugerir ter sido vítima de desacato. A repórter afirma que foi agredida com palavras pelo guarda antes da gravação. Em seguida, este chamou outros agentes que também a constrangeram, afirmando “não gostar da imprensa”.
Para o SJPMRJ, tornar público o vídeo numa rede social sem a autorização da repórter e sua equipe, caracteriza abuso do agente da Guarda Municipal. Além disso, a jornalista ficou exposta à população, incitada pela Guarda Municipal, a se posicionar contra a repórter.
O SJPMRJ repudia ações de desrespeito profissional, vai cobrar esclarecimentos da Guarda Municipal, além de estar à disposição da repórter para os desdobramentos futuros, inclusive juridicamente.