Sindicato dos Jornalistas

terça-feira, novembro 26, 2024
InícioNotíciasHomenagem ao jornalista João Victorino Ferreira

Homenagem ao jornalista João Victorino Ferreira

A direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro presta esta homenagem ao jornalista João Victorino Ferreira, falecido ontem, 15/08, no Rio de Janeiro. Os nossos sentimentos à família e aos muitos amigos de Victorino.

Agradecemos à jornalista Ana Lúcia Bizinover pelo sensível texto que escreveu para publicarmos.
 
JOÃO VICTORINO FERREIRA
 
*15-05-1946 + 15-08-2018
 
JOAO VICTORINO FERREIRA, carioca da gema, nasceu em 15 de maio de 1946 destinado a ser um dos jornalistas mais queridos e admirados do Rio de Janeiro. Ocupando quase sempre cargos de Editor, marcou época sua trajetória pela Bloch, Vecchi (Diretor-Editorial), Editora Três e Rio Gráfica. Durante longo tempo trabalhou com a colunista Nina Chavs em O Globo. Pelo menos duas gerações de jornalistas puderam contar com sua orientação e seus ensinamentos, sempre ministrados com delicadeza, doçura e firmeza.
 
Como profissional ou somente amigo, JOAO VICTORINO era uma das pessoas mais bem informadas, “antenadas” e cultas do seu círculo. Tinha conexões e fontes praticamente em todos os setores da sociedade. Eram célebres suas reuniões na linda Casa de Pedra na Lopes Quintas (Jardim Botânico, Rio), onde seus pais, Isaura e José Ferreira, o ajudavam a receber suas “turmas”. Ele manteve a tradição das reuniões em seu apartamento da Rui Barbosa, repleto de objetos raros (era um colecionador de Arte e Antiguidades). Nesses deliciosos encontros mantinha unidos, sobretudo, os colegas da Bloch e da Vecchi.
 
João estudou no Colégio Andrews e formou-se pela Universidade Cândido Mendes. Há dois anos resistia com bravura a uma série de tumores na cabeça, mantendo-se lúcido, contudo, até o fim. Ultimamente, dedicava-se a postar para os amigos do Facebook os editoriais e artigos da grande imprensa que considerava relevantes no momento. Solteiro, deixa sua adorada irmã Regina Souza, seus irmãos Jayme e José Antonio Ferreira e seu sobrinho Bernardo Souza, que considerava um filho. JOÃO VICTORINO, assim como nasceu, também faleceu em um dia 15. De agosto de 2018. Dia da Assunção de Nossa Senhora.
 
O sepultamento foi às 9h30 da manhã de hoje, no Cemitério São João Batista (Rio de Janeiro, RJ).
 
(Ana Lucia Bizinover)
16 – 08 – 2018

Mais notícias