A pesquisa prévia realizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro – SJPMRJ, para construir a pauta da Campanha Salarial de 2019, os jornalistas mostraram que querem, principalmente, o reajuste com aumento real nos salários e no piso, além de melhorias em benefícios, como plano de saúde e vale refeição.
Foram essas as reivindicações eleitas entre as mais importantes em questionário que mediu a adesão da categoria às propostas que serão negociadas com os patrões de radiodifusão (Rádios e TVs) e Impreso (jornais e revistas) na Campanha Salarial 2019.
Resultado da pesquisa
O levantamento deste ano mostrou que 66,7% acham, como principal reivindicação, o reajuste salarial; 15,6% opinaram pelo piso salarial; 6,7% a defesa da liberdade de expressão; 4,4% para garantia de emprego e 4,4% também para PLR; e 2,2% auxílio alimentação. O resultado mostra que a categoria também está preocupada com a precarização do trabalho e a liberdade de atuação e expressão da categoria.
O que todo jornalista carioca sabe é que, nesse momento, é preciso ter mais algum dinheiro no bolso e conseguir a manutenção do emprego com carteira assinada, diante da reforma trabalhista que representa um retrocesso nas relações entre patrões e empregados no país. Obviamente que os patrões, na tradicional queda de braço da negociação salarial, só cederão se os jornalistas pressionarem.
As redações têm sofrido grandes reformulações em função da suposta crise do setor, o que impactou bastante no trabalho dos jornalistas. Provavelmente a maioria deles tem ganhado mais trabalho diante da redução do quadro de pessoal. Há, portanto, necessidade de uma compensação, por meio do aumento real de salário. A recomposição salarial mais um aumento real poderia contribuir para levar os salários ao patamar anterior.
Não se deixe intimidar pelas demissões. Mais do que nunca esta é a hora de o jornalista se unir aos seus colegas e apoiar as ações do nosso Sindicato, em benefício da categoria. Participe e acompanhe nossos informes da campanha salarial.
Sindicato percorrerá as redações e fará assembleias itinerantes
Participe da votação, dias 26, 27 e 28 de novembro nas redações e dia 28/11, na sede do Sindicato, em assembleia às 19h (Rua Evaristo da Veiga, 16, 17º andar – Centro do Rio).
Acesse a proposta de pauta completa
Veja abaixo o roteiro das urnas itinerantes nas empresas de Jornais e Revistas, Rádios e TVs.
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
A Diretoria Colegiada do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, abaixo-assinado, no uso de suas atribuições e cumpridos os dispositivos estatutários e constitucionais, CONVOCA os associados quites e em pleno gozo de seus direitos para a Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 28 de novembro de 2018, em sua sede social, na Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar, às 19 horas, em primeira convocação, e, às 19 horas e 30 minutos, em segunda convocação, com qualquer número de associados presentes, para discutir e votar a seguinte Ordem do dia:
1) Deliberação sobre a proposta de acordo apresentada pelo Sindicato de Empresas de Jornais e Revistas do Município do Rio de Janeiro, em relação à data-base fevereiro de 2018.
2) Discussão e aprovação da pauta de reivindicações da campanha salarial de 2019 a ser encaminhada ao SINDICATO DAS EMPRESAS PROPRIETÁRIAS DE JORNAIS E REVISTAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, SINDICATO DAS EMPRESAS DE RADIODIFUSÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e ao SINDICATO DA INDÚSTRIA AUDIOCINEMATOGRÁFICA E DO AUDIOVISUAL;
3) Autorizar a diretoria executiva a iniciar as negociações referentes à data-base 2019/2020, suscitar dissídio coletivo e/ou protesto judicial, firmar acordo ou convenção coletiva e 4) Deliberar sobre as contribuições a serem pagas pelos sócios e pelos não-sócios, que forem abrangidos pela norma coletiva 2019/2020.
5) Assuntos gerais.
Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2018.