ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
A Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro, abaixo-assinado, no uso de suas atribuições e cumpridos os dispositivos estatutários e constitucionais, CONVOCA os associados quites e em pleno gozo de seus direitos para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 27 de março de 2019, às 18 horas, em primeira convocação, e, às 18 horas e 30 minutos, em segunda convocação, em sua sede social, à Rua Evaristo da Veiga, 16/17º andar, com qualquer número de jornalistas presentes, para discutir e votar a seguinte Ordem do Dia: 1) Prestação de contas do exercício de 2018, discutir o relatório da Diretoria Colegiada sobre as atividades do sindicato e o balanço de 2018 e o respectivo parecer do conselho fiscal e o plano de atividade para o ano de 2019 e 2) Assuntos gerais.
Rio de Janeiro, 12 de março de 2019.
Diretoria Colegiada
Edital publicado no jornal Monitor Mercantil: Edital Prestação de Contas
Balancete 2018
Parecer do Conselho Fiscal Balanço Financeiro – 2018
Rio de Janeiro, 14 de março de 2019
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), conforme previsto em seu estatuto, reuniu o Conselho Fiscal no dia 14 de março de 2019 para apreciação do balanço do exercício de 2018. Participaram os membros titulares, Beth Costa, Iara Cruz e Malu Fernandes e um técnico do Escritório de Contabilidade Augusto Prates.
Parecer do Conselho Fiscal Balanço Financeiro – 2018
O Conselho Fiscal do SJPMRJ examinou o BALANÇO FINANCEIRO E PATRIMONIAL DO EXERCÍCIO 2018 E DEMONSTRAÇÃO DO SUPERAVIT/DEFÍCIT DO EXERCÍCIO 2018. O SJPMRJ adota procedimentos contábeis previstos na legislação tributária e comercial, bem como as normas técnicas de contabilidade vigentes no Brasil.
Com base nos exames efetuados, o Conselho Fiscal opina favoravelmente à aprovação dos documentos, com as seguintes observações:
- O Conselho Fiscal fez uma avaliação positiva do balanço. Houve esforço para redução de despesas e dívidas e apoio da categoria aos chamados para recuperação financeira do sindicato. A diretoria refez contratos com prestadores de serviços- pagando pouco mais de R$ 1 mil mensais somando as pessoas jurídicas e físicas- e foi obrigada a demitir todos os funcionários. Se não fosse o passivo de cerca de R$ 400 mil deixado pela gestão anterior, o SJPMRJ estaria com dinheiro em caixa;
- Observamos o esforço da atual diretoria para sanar todas as dívidas contraídas para manutenção da sede evitando ao máximo a sua venda, demonstrando zelo na gestão do patrimônio da categoria;
- O Conselho Fiscal recomenda que a direção mantenha o controle de gastos em função do fim do imposto sindical que impactará todos os sindicatos e, no caso do SJPMRJ, representará algo em torno de R$ 400 mil a menos em caixa. Previmos no ano passado um deficit de cerca de R$ 250 mil, se o sindicato continuasse com as receitas e despesas que tinha, e a entidade chegou ao fim do ano com um deficit de R$ 118.256,35, ou seja, mais de 50% melhor do que o previsto, o que demonstra uma gestão séria e eficiente. É preciso continuar no caminho de não contrair novas dívidas e evitar despesas desnecessárias, para minimizar a situação de fragilidade financeira. Por exemplo R$ 14.489,15 de despesas de correios são desnecessárias quando boletos podem seguir por email ou ser baixados do site. É importante também também cessar o envio mensal aos que já quitaram a anualidade com desconto em janeiro;
- Este Conselho sugere que as ações futuras priorizem o aumento de serviços prestados e outras captações para aumentar receita, assim como atividades que fortaleçam a credibilidade da instituição para que vire a entidade se reinvente dentro da nova ótica sindical vigente;
- Este Conselho vislumbra possibilidade de aumentar captação de novos associados já que hoje limita-se a pouco mais de 500 jornalistas profissionais, menos de 10% da categoria no município;
- Devemos pesquisar as melhores práticas de gestões sindicais sustentáveis em outras instituições para termos como referência;
- Informamos também que os controles internos adotados pelo SJPMRJ são de responsabilidade da Diretoria Colegiada e estão adequados ao tipo de atividade e volume de transações, que não realiza nenhum tipo de operação que possa ser considerada ilegal, frente à legislação vigente, que todos os documentos gerados e recebidos dos fornecedores estão revestidos de total idoneidade, que as informações registradas no sistema de gestão e controle interno, denominado PROSIND, são controladas e validadas com documentação e suporte adequado, sendo de sua inteira responsabilidade todo o conteúdo do banco de dados e arquivos eletrônicos gerados, que não houve violação das leis, normas ou regulamentos cujos efeitos deveriam ser considerados para divulgação nas demonstrações contábeis, ou mesmo dar origem ao registro de provisão para contingências passivas;
- Este conselho sugeriu que a prestação de contas seja realizada até o fim do mês de março do ano subsequente ao exercício, o que novamente foi realizada em 2019. Caso ocorra atraso na apresentação do Balanço Financeiro do próximo exercício, que seja comunicado a este conselho com prazo de 15 dias antes do vencimento;
- Declaramos que não temos conhecimento de quaisquer fatos ocorridos no período base que possa afetar as demonstrações contábeis até a data deste parecer ou, ainda, que possam afetar a continuidade das operações do SJPMRJ.
- Por fim, analisando a documentação apresentada nesta reunião, aprovamos a prestação de contas 2018 apresentada pela atual gestão e nos colocamos à disposição.
Atenciosamente,
Beth Costa Iara Cruz Malu Fernandes