Jornalistas de oito países se reúnem para discutir o futuro do jornalismo no Festival 3i
Em sua segunda edição, festival traz ao Rio de Janeiro as cabeças responsáveis pelas maiores inovações no campo do jornalismo nos últimos anos; ingressos já estão à venda
O Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, será realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro no Rio de Janeiro e já está com ingressos à venda. Além do Brasil, o evento vai receber jornalistas do México, Argentina, Colômbia, Peru, Costa Rica, Espanha e Estados Unidos para debater o futuro do campo.
O conselho curador do Festival 3i, composto pelos veículos nativos digitais ((o))eco, Agência Lupa, Agência Pública, Congresso em Foco, ÉNois, Jota, Marco Zero Conteúdo, Nexo, Nova Escola, Poder360, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil, divulgou hoje a programação do evento. A sexta-feira será dedicada a workshops e o sábado e o domingo a mesas de discussão e exposições. Primeiro festival no continente voltado para a inovação no jornalismo digital, todas as sessões enfocam soluções criativas e inspiradoras.
Entre os convidados internacionais estão Glenn Greenwald, do The Intercept, Maria Teresa Ronderos, do recém lançado Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP), Millie Tran, do New York Times, Esther Alonso, do jornal espanhol El Diário, Giannina Segnini, da Universidade de Columbia, Tania Montalvo do site mexicano Animal Político, Ariel Merpet, do Chequeado (Argentina), Nelly Amancio do Ojo Público (Peru) e Darryl Holliday, do City Bureau, de Chicago.
“O Festival 3i se destaca de outros eventos de jornalismo por trazer diversos convidados estrangeiros, integrando o público brasileiro com o que há de mais inovador no continente”, conta Natalia Viana, secretária executiva do Festival 3i e co-diretora da Agência Pública.
O Festival 3i tem o Google News Initiative como parceiro-fundador e o Facebook como parceiro.
Serão oito painéis, quatro em cada dia. A organização do Festival elegeu os temas mais relevantes para o jornalismo atual, como desinformação, vazamentos, colaboração entre veículos, os riscos da profissão, dados e tecnologia e modelos de negócio. Cada conversa terá três participantes e um mediador.
Participam também Paula Cesarino Costa, editora de diversidade da Folha de S. Paulo, Chico Otávio, do jornal O Globo, a premiada repórter Elvira Lobato, Raull Santiago do Coletivo Papo Reto, Rogério Galindo do portal paranaense Plural.jor e Kátia Brasil da Agência Amazônia Real, entre outros.
Todos os ingressos para o Festival 3i dão direito à participação nas mesas do sábado e do domingo, além da palestra de abertura na sexta-feira. Para participar dos workshops é necessário comprar um ingresso especial que dá direito à inscrição em uma das nove oficinas. Com 25 vagas cada uma, elas terão exercícios práticos e duração de três horas. A escolha do workshop deve ser feita no ato da compra, pela própria plataforma de venda de ingressos.
As oficinas serão dadas pelas organizações do conselho curador do Festival 3i e por parceiros. Os temas foram escolhidos levando em conta os maiores desafios enfrentados por jornalistas atualmente: fact-checking, Lei de Acesso à Informação, cobertura de protestos, elaboração de projetos, produção de podcasts, segurança digital, produção de vídeos, jornalismo investigativo e leitura crítica de mídia.
Os ingressos estão disponíveis online pela plataforma Sympla. A entrada inteira custa R$ 270, meia-entrada R$ 135. Os ingressos que incluem participação em workshop são R$ 320 e R$185 a meia-entrada.
Associados da Abraji, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da Associação Brasileira de Imprensa têm desconto especial.
Programação Festival 3i 2019
Sexta-feira, 18/10
Workshops
10h – 13h – Princípios do Fact-checking
com Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa
Workshop voltado para conhecer as técnicas e ferramentas básicas do fact-checking.
10h – 13h – Aprendendo a fazer pedidos pela Lei de Acesso à Informação – com Marina Atoji, gerente-executiva da Associação Brasileira de de Jornalismo Investigativo (Abraji)
Workshop voltado para introduzir os alunos aos conceitos e primeiros passos para obter informações de órgãos públicos via LAI.
10h – 13 – Como cobrir protestos
com Daniel Arroyo da Ponte Jornalismo
Workshop voltado para a cobertura de protestos de rua, incluindo dicas de segurança e proteção.
10h – 13h – Como escrever um projeto
com Nina Weingrill da Énois
Diretora da organização que tem mais de 10 anos vai explicar o passo-a-passo para um bom projeto jornalístico pontual conseguir financiamento.
14h – 17h – Como fazer um Podcast de sucesso
com José Orenstein, do Nexo
O editor executivo do Nexo vai falar de um dos podcasts mais influentes atualmente, o Durma Com Essa e contar o que é necessário para fazer um podcast de sucesso.
14h – 17h – Segurança Digital para jornalistas
com Lucas Teixeira da Escola de Dados
Como guardar e transportar conteúdos sensíveis e se comunicar com segurança para jornalistas que lidam com investigações.
14h – 17h – Como fazer vídeos para online
com Ana Aranha da Repórter Brasil
Diretora do documentário Jaci, vencedor do prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo em 2016, vai explicar o que faz um bom vídeo online para viralizar nas redes.
14h – 17h – Iniciação à reportagem investigativa
com Elvira Lobato e Natalia Viana, da Agência Pública
A premiada jornalista Elvira Lobato vai revisar algumas das suas reportagens mais relevantes mostrando como foi feito o passo a passo da investigação.
14h – 17h – Leitura Crítica de Mídia e Conteúdos Online
com Laércio Portela, editor da Marco Zero
Numa época em que sobra desinformação, esse workshop vai ensinar os princípios para uma leitura inteligente e crítica da imprensa e de sites
19h – Abertura do Festival 3i 2019
Sábado, 19/10
10h-11h30
1. Quem está vencendo a desinformação
Apresentada por Agência Lupa e Nova Escola
Como diferentes iniciativas de educação midiática conseguem produzir contra-informação verdadeira e combater a onda de notícias falsas. A boa nova: podemos vencer
Mediador – Gilberto Scofield, Agência Lupa
Tania Montalvo, Animal Político (Peru)
Adriana Barsotti, professora da pós e da graduação da ESPM-Rio com pós-doc em news literacy
“Hache” Ariel Merpet, Chequeado (Argentina)
13h-14h30
2. A urgência da colaboração jornalística
Apresentada por #Colabora e Agência Pública
As dificuldades, experiências e oportunidades no trabalho jornalístico conjunto
Mediador –Agostinho Vieira, Projeto #Colabora
Maria Teresa Ronderos, Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (CLIP)
Katia Brasil, Amazônia Real
José Roberto de Toledo, revista piauí, membro do ICIJ
15h-16h30
3. Quando o repórter vira alvo
Apresentada por O Eco e Congresso em Foco
Riscos físicos, legais e online ao jornalismo investigativo
Mediador – Samantha do Carmo, Congresso em Foco
Fabiano Maisonnave, Folha de S. Paulo
Nelly Luna Amancio, Ojo Público (Peru)
Chico Otávio, O Globo
17h-18h30
4. O trabalho do jornalista: vazamentos, prospecção de dados e tecnologia
Apresentada por Agência Pública e Repórter Brasil
Boas práticas do jornalismo investigativo dos novos tempos e como o jornalista pode tirar delas histórias de impacto
Mediador – Natalia Viana, Agência Pública
André Campos, Repórter Brasil
Glenn Greenwald, The Intercept
Giannina Segnini, Columbia University Data Journalism/Investigative Journalism
Domingo, 20/10
10h-11h30
5. Chegando até a audiência
Apresentada por Nexo
Projetos que inovaram na maneira de alcançar e inovar novos públicos
Mediadora: Paula Miraglia, Nexo
Millie Tran, New York Time
Christiano Nygaard, Infoglobo, Valor Econômico e Editora Globo (a confirmar)
Jaqueline Amaral, Artplan (a confirmar)
13h-14h30
6. A receita dos novos modelos no jornalismo
Apresentada por Poder 360
Como veículos jornalísticos com modelos de negócios inovadores estão encontrando novas fontes de receita e que portas a tecnologia pode abrir nesse processo.
Mediador: Mateus Netzel, Poder360
Esther Alonso, El Diario.es (Espanha)
Tiago Barra, Cappra Institute for data Sciences
Rogério Galindo, Plural.jor
15h-16h30
7. Quem tem voz nas redações?
Apresentada por Marco Zero Conteúdo e Ponte Jornalismo
Como as organizações digitais trabalham internamente com suas equipes e quais os desafios para ampliar a diversidade nas redações
Mediadora:Carolina Monteiro, Marco Zero Conteúdo
Coletivo La Garganta Poderosa (Argentina)
Andre Santana, Mídia Étnica, Portal Correio Nagô
Paula Cesarino Costa, editora de Diversidade da Folha de S.Paulo
17h-18h30
8. Como cobrir a cidade fora das redações tradicionais
Apresentada por Ponte e Énois
Os desafios de tornar o jornalismo mais democrático e acessível – e por que essa transformação deve ser uma prioridade hoje.
Mediadora: Maria Teresa Cruz, da Ponte Jornalismo
Darryl Hollyday, City Bureau (Chicago)
Raull Santiago, Coletivo Papo Reto
Elvira Lobato, publicou reportagens sobre desertos de notícias dentro dos territórios de MG e Alagoas
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Serviço
Festival 3i
Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2019
Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24 – Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 320 e R$ 185 (inclui um workshop), R$ 270 e R$ 135
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Quem faz
((o))eco
Criado em 2004, ((o))eco é um site dedicado ao jornalismo ambiental, em especial temas de conservação ambiental como áreas protegidas, biodiversidade e desmatamento. Nós nos declaramos a voz dos bichos e das plantas e das pessoas que querem protegê-los. Temos como uma das nossas missões informar e fomentar público para o debate ambiental brasileiro.
https://www.oeco.org.br/
Agência Lupa
A Lupa é a primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking. Desde novembro de 2015, sua equipe acompanha o noticiário diário para corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos. O resultado desse trabalho é vendido a outros veículos de comunicação e também publicado no próprio site da agência. Em 2 de abril de 2017, a Lupa lançou o programa LupaEducação – uma iniciativa inovadora que tem por objetivo capacitar cidadãos em técnicas de checagem, e isso fez com que a agência se transformasse na primeira do Brasil a oferecer treinamentos em verificação. A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca o código de conduta e princípios éticos do grupo.
https://piaui.folha.uol.com.br/lupa
Agência Pública
A Agência Pública foi fundada em 2011 por jornalistas mulheres e tem como missão produzir reportagens de fôlego pautadas pelo interesse público, sobre as grandes questões do país do ponto de vista da população – visando o fortalecimento do direito à informação, à qualificação do debate democrático e a promoção dos direitos humanos. Em 2018, nossas reportagens foram reproduzidas por mais de 700 veículos, sob a licença creative commons. A Pública também atua para promover o jornalismo investigativo independente através de programas de mentoria para jovens jornalistas, bolsas de reportagem e com a Casa Pública, o primeiro Centro Cultural voltado ao jornalismo no Brasil, no Rio de Janeiro. A Agência Pública ganhou mais de 40 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Vladimir Herzog, Prêmio República e Prêmio Gabriel García Marquez. Em 2016, foi o terceiro veículo mais premiado do país, e o primeiro veículo brasileiro indicado ao Prêmio Liberdade de Imprensa, da organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
https://apublica.org/
Congresso em Foco
Veículo jornalístico online, atualizado diariamente, especializado na cobertura do Congresso Nacional e da política. No ar desde fevereiro de 2004, o Congresso em Foco também atua nas áreas de organização de eventos e produção de pesquisas e análises. Embora tenhamos nascido como meio digital, e crescido prioritariamente assim, também atuamos na área do impresso. Publicamos um livro (esgotado) sobre o perfil da legislatura 2007/2011 e criamos uma revista impressa que se encontra na 31ª edição. https://congressoemfoco.uol.com.br/ –
ÉNois
A Énois é um laboratório de jornalismo cívico. Em 2009 criou a Escola de Jornalismo que hoje forma anualmente jovens das periferias de SP. Além da formação, temos uma agência que produz reportagens em parceria com veículos como UOL TAB, Intercept, BBC, The Guardian e outros. E realizamos encontros como o Redação Aberta, um programa que aproxima jornalistas e comunidades periféricas para melhorar a cobertura local.
https://enoisconteudo.com.br
JOTA
JOTA fornece informações de qualidade, com análise e contexto, a um público profissional que precisa tomar decisões estratégicas constantemente com base nas movimentações dos três poderes.
https://www.jota.info/
Marco Zero Conteúdo
A Marco Zero Conteúdo é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo qualificar o debate público promovendo o jornalismo investigativo e independente. Desde junho de 2015, quando nosso site entrou no ar, a Marco Zero já publicou mais de 900 conteúdos jornalísticos comprometidos com a linha editorial focada na defesa dos direitos humanos, na democracia, nas questões de gênero e identitárias além dos temas relacionados ao direito à cidade e à ocupação econômica, social e cultural do território.
marcozero.org
Nexo
O Nexo é um jornal digital, lançado em novembro de 2015, com o objetivo de trazer contexto às notícias e ampliar o acesso a dados e estatísticas. Sempre de forma inovadora e a partir de conteúdos amplos e instigantes, sua produção editorial privilegia o rigor e a qualidade da informação. Desde a sua fundação, o Nexo tem como principal motivação produzir um jornalismo que contribua para um debate público qualificado e plural, e que seja capaz de fortalecer a democracia brasileira.
https://www.nexojornal.com.br/
Nova Escola
A Associação Nova Escola é uma organização sem fins lucrativos. Nossa missão é transformar a Educação brasileira por meio de conteúdos e serviços de alta qualidade para professores e gestores do Brasil. A Associação foi criada em 2015 com o apoio de sua mantenedora, a Fundação Lemann. Desde então, publica as revistas e sites Nova Escola e Gestão Escolar, as maiores e mais tradicionais publicações para educadores do país. Até o nascimento da Associação, Nova Escola e Gestão Escolar eram publicadas pela Fundação Victor Civita (FVC), onde se desenvolveram durante 30 anos e conquistaram milhares de leitores e leitoras. https://novaescola.org.br
Poder360
O Poder360 é um veículo de jornalismo profissional, nativo digital. É o principal jornal digital dedicado à cobertura do poder e da política nacional com sede em Brasília, capital da República. https://www.poder360.com.br/
Ponte Jornalismo
A Ponte Jornalismo é um veículo de comunicação independente, fundado em março de 2014 e organizado como uma associação privada sem fins lucrativos. Nossa missão é defender os direitos humanos por meio de um jornalismo independente, profissional e com credibilidade, promovendo a aproximação entre diferentes atores das áreas de segurança pública e justiça, com o objetivo de colaborar na consolidação da democracia brasileira. Nos seus primeiros cinco anos de existência, firmou-se como um dos principais veículos nativos digitais de jornalismo do Brasil e o único focado em segurança pública e direitos humanos. https://ponte.org
Projeto #Colabora
O #Colabora é um projeto de jornalismo independente com foco em sustentabilidade, no seu sentido amplo, tendo como base os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Acreditamos que o planeta só será sustentável se conseguir resolver, além dos problemas ambientais, suas mazelas sociais. O projeto existe há 3 anos e, apesar de estar sediado no Rio, procura fazer uma cobertura nacional. Temos uma newsletter diária que funciona como uma espécie de curadoria de temas e coberturas ligadas à sustentabilidade. Também estamos no YouTube, no Twitter, no Facebook, no Instagram e no Linkedin. https://projetocolabora.com.br/
Repórter Brasil
A Repórter Brasil é uma agência de jornalismo investigativo, fundada em 2001, que denuncia violações de direitos humanos, trabalhistas e socioambientais no país. Especializada na cobertura sobre trabalho escravo e em investigação das cadeias produtivas de setores do agronegócio, a organização também investiga a indústria farmacêutica e os diversos impactos do crescente uso dos agrotóxicos nas plantações brasileiras, entre outros.
https://reporterbrasil.org.br
Para mais informações:
Marina Dias
marinadias@apublica.org
(11) 3661-3887