Sindicato dos Jornalistas

domingo, novembro 24, 2024
InícioNotíciasEbc não abre negociação sobre o ACT

Ebc não abre negociação sobre o ACT

EBC ignora pedido de reunião para negociação do ACT


Os Sindicatos dos Jornalistas e radialistas (do DF, RJ e SP) solicitaram reunião para 15 de setembro, mas direção da empresa apenas confirmou o recebimento da pauta de reivindicações.

A menos de um mês e meio do vencimento do Acordo Coletivo de Trabalho vigente, a direção da EBC ainda não respondeu o ofício dos sindicatos solicitando reunião para a discussão do novo ACT. A pauta de reivindicações foi protocolada no dia 28 de agosto, após assembleia realizada no dia 20 daquele mês.
O tempo razoável para negociação é essencial para que as trabalhadoras e trabalhadores possam apreciar a contraproposta da direção da empresa. Em ofício, os sindicatos propuseram reunião com a direção da EBC no dia 15 de setembro, mas a resposta obtida até o momento foi apenas de que a proposta está em análise pela direção e pelo jurídico da empresa.

A assembleia se baseou no ACT em vigor, com pedido de reajuste de salário e benefícios em 1,65%, referente às perdas dos últimos dois anos, além do INPC acumulado nos últimos 12 meses. Além disso, foram incluídas na proposta mudanças em duas cláusulas: uma para inclusão de pessoas com doenças raras no auxílio para pessoa com deficiência e outra de extensão da redução de jornada para acompanhamento e desenvolvimento dos filhos para até 24 meses. Foi adicionada, ainda, uma cláusula para regulamentação do teletrabalho.


Os sindicatos voltaram a oficiar a direção da empresa para que o início das negociações ocorra em reunião virtual no dia 23 de setembro. A CLT determina que as empresas não podem se recusar à negociação coletiva. Caso a EBC não demonstre iniciativa, as entidades representativas iniciarão uma mobilização junto às trabalhadoras e aos trabalhadores em defesa de seus direitos!


Sindicatos dos Jornalistas do DF, Rio e SP

Sindicatos dos Radialistas do DF, RJ e SP

Comissão de Empregados/as da EBC

Mais notícias