Uma iniciativa conjunta do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio, o Comitê Estadual pela Aprovação da PEC do Diploma foi oficialmente criado no dia 22/9, em evento realizado no Auditório João Saldanha, do SJPMRJ.
Integrantes da Mesa, as jornalistas Carmen Pereira (Fenaj), Virginia Berriel (SJPMRJ), Iara Cruz (ABI) e os professores Altayr de Rossi (coordenador de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida), José Chaves (UniCarioca) e Carla Bahiense (UFF) foram unânimes em destacar a importância do jornalismo profissional para o combate às fake news e a garantia da democracia.
Os professores lembraram que a derrubada da obrigatoriedade do diploma pelo STF provocou o fechamento de inúmeros cursos de Jornalismo no país todo. No Rio, o interior foi especialmente afetado e hoje é comum que pessoas não habilitadas exerçam funções jornalísticas nos diversos veículos de imprensa nas várias regiões do estado.
O Comitê está aberto à participação de profissionais e estudantes de Jornalismo.
Para assistir o lançamento do Comitê, acesse nosso canal no YouTube.