O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) manifesta seu total repúdio à inaceitável e ilegal demissão promovida pelo Sindipetro Caxias da jornalista Mariana Bomfim, Diretora de Relações Institucionais e uma dos cinco membros da Diretoria Executiva do nosso Sindicato.
É lamentável que justamente uma entidade sindical que tem histórico de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores cometa um ato que atenta contra o artigo 543, parágrafo 3º da CLT, que garante a estabilidade no emprego para dirigentes sindicais a partir do momento do registro de sua candidatura ao cargo até um ano após o final do seu mandato.
Todos sabemos das dificuldades que os dirigentes sindicais encontram para exercer a representação dos trabalhadores. Sabemos das práticas antissindicais das empresas, das perseguições, das ameaças. Mas não se pode admitir, em nenhuma hipótese, que essa prática seja reproduzida por entidades de trabalhadores.
A diretora Mariana Bomfim, que no Sindipetro exercia a função de jornalista desde maio de 2016, já está em segundo mandato, sendo que o atual mandato teve início em agosto de 2022. Isso significa que Mariana Bomfim tem a garantia de emprego até 2026. E disso não abriremos mão!
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro permanecerá na luta para que a CLT seja respeitada!
Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro