Em assembleias realizadas na segunda-feira (16/9) e nesta terça-feira (17/9), os jornalistas da TV Globo aprovaram a proposta da empresa para o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de 2024, que será feito janeiro de 2025. A proposta, submetida à decisão da categoria pelo Sindicato, foi aprovada por unanimidade, com votos de 141 jornalistas que compareceram as duas assembleias, no Jardim Botânico e no Ion Barra.
Dessa forma, todos os trabalhadores que bateram 100% das metas receberão 1,50 de salário. A meta mínima estipulada pela empresa – 80% de EBITDA, já está assegurada, de acordo com divulgação feita pela própria empresa. O pagamento em janeiro foi uma solicitação do Sindicato, acatada pelo RH da TV Globo.
No encontro com os trabalhadores, o Sindicato anunciou que buscará para 2025 um aumento da PRL, pleiteando o pagamento de dois salários, uma vez que a empresa vem obtendo ganhos de mais de 100 por cento de EBITDA – como, por exemplo, o resultado de R$ 1,23 bilhão no primeiro semestre de 2024, contra R$ 545 milhões em igual período de 2023. Nesse sentido, a diretoria do Sindicato oficiará oficiará à emissora a reivindicação, imediatamente à assinatura do PLR de 2024.
Ainda com relação a PLR de 2025, o Sindicato anunciou também que será adotada uma nova estratégia de negociação com a empresa, de caráter nacional, envolvendo Rio, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Pernambuco, com a representação da Fenaj.
ESTATUTO
Um outro ponto de pauta também aprovado por unanimidade pelos jornalistas foi a proposta de reforma do estatuto do nosso Sindicato. Os trabalhadores deram seu aval para o andamento da reforma, cujas alterações provisórias se encontram disponibilizadas no site do SJPMRJ – https://jornalistas.org.br. Destaques às mudanças propostas devem ser enviadas até o dia 25 de setembro, quando será realizada a próxima sessão da assembleia permanente, pelo juridico@jornalistas.org.br . A sessão acontecerá de forma híbrida, cujo acesso remoto será disponibilizado pelo Sindicato a todos e todas que estiverem aptos e aptas a votar – sindicalizados em dia.
A diretoria do Sindicato está em contato direto com a categoria para encaminhamentos e dúvidas. Contatos pelo zap: (21) 99278-2137