PEC do Diploma destacada durante a “ocupação”
14 estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) fizeram “a invasão do bem” ao visitarem o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro quinta-feira, 10 de outubro, sendo acompanhados pela professora, jornalista e nossa associada Cristiane Venâncio.
O grupo fez várias perguntas ao diretor Miro Nunes, que em linhas gerais informou a respeito da realidade vivenciada no cotidiano profissional. On line, a diretora e professora Carmem Pereira focalizou sua intervenção no andamento do Projeto de Emenda Constitucional que propõe a volta da exigência do diploma para o pleno exercício da profissão de jornalista.
Foram também destacados, entre outros temas, a atual reforma parcial do estatuto e a sua relevância para a administração da entidade sindical, a importância da pré-sindicalização com cada aluna e aluno levando ficha para oficializar sua adesão e a presença da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio) como órgão consultivo do sindicato para incentivo às políticas de promoção de negras e negros no jornalismo, com viés duplo: trabalho e educação.
Foram distribuídos exemplares do livro “Memória de Repórter: décadas de 1950 à 1980” produzido pelo sindicato e o Centro de Cultura e Memória do Jornalismo, publicação patrocinada na época pela Petrobrás, sendo mais duas unidades enviada à biblioteca do curso de Jornalismo da UFRRJ. Foram sorteadas camisetas da campanha pela PEC do Diploma e alguns exemplares do catálogo relativo à terceira edição do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, ocorrido em 2013.
Fotos: Cristiane Venâncio