O 13° Fórum das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíça, de 25 a 27 de novembro debate os Direitos Humanos e Empresas. Principalmente as violações cometidas pelas grandes corporações e transnacionais no ambiente laboral e territorial contra seus empregados(as).
A busca por sustentabilidade no ambiente corporativo, o respeito aos direitos humanos e ambiental, as medidas protetivas para além da Lei da Devida Diligência que existe na europa e outros países, que as empresas são obrigadas ao cumprimento, no Brasil avançamos no debate.
No Brasil, o CNDH avança através do GT Direitos Humanos e Empresas, pela Resolução n° 5/2020 e pelo PL. 572/2022, na busca de uma política nacional de direitos humanos e empresas que possa realmente impedir o cometimento de tantas violações e avançar na busca por efetiva Justiça e Reparação.
O 13° Fórum da ONU Empresas e Direitos Humanos conta com a participação da diretora do Sindicato, Virgínia Berriel. Ela está representando o CNDH – Conselho Nacional de Direitos Humanos, a CUT, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e também o Sinttel Rio, tanto contribuindo com relatos sobre as violações quanto apresentando propostas para serem incorporadas a política nacional.