Uma volta em grande estilo. Assim pode ser definido o “Café da Manhã com os Aposentados”, realizado nesta quarta-feira (11), pela manhã, no auditório do Sindicato. Em um clima de alto astral e informalidade, velhos amigos e companheiros de trabalho se reencontraram para pôr o papo em dia e demonstrar seu entusiasmo com o retorno do evento, ausente do calendário de atividades do SJPMRJ há algum tempo. A iniciativa faz parte das atividades da futura Diretoria dos Aposentados, ainda não formalizada, recém-criada com as mudanças aprovadas no nosso estatuto.
Um resumo das atividades propostas pelo SJPMRJ para os aposentados, voltadas para 2025, foi apresentado pelos diretores Orlando Lemos e Miro Nunes, presentes ao evento. Entre as ações previstas estão a realização de lives e eventos trazendo questões ligadas a saúde, ao direito, finanças, cultura, tecnologia, INSS e aposentadoria.
Visando otimizar a troca de informações e facilitar a interação entre o Sindicato e os aposentados será criado um grupo na plataforma zap.
“Com isso ganhamos agilidade para uma maior participação dos aposentados. A iniciativa do Sindicato é muito bem-vinda. Nós precisávamos dessa aproximação com a nossa entidade”, afirmou o jornalista Werpe Gomes, que sugeriu a criação de encontros culturais como forma de agregar mais gente às atividades do Sindicato.
Para o jornalista Carlos Rocha, com passagens por diversas redações e muitas histórias para contar, entre elas a de um livro autografado por Garrincha, o resgate dos aposentados pelo sindicato chegou em boa hora. “Estávamos nos sentindo sozinhos e agora temos com quem falar”. Quanto ao livro autografado, garante com orgulho: “Ninguém tem um livro autografado por ele. Só eu”.
A jornalista Maria Lucia Martins, integrante do Conselho Fiscal da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, destacou a importância do reencontro do Sindicato com os aposentados quando da proximidade da data de comemoração dos 90 anos da entidade. “Sem dúvida, é em muito boa hora a iniciativa com a proximidade dos 90 anos do Sindicato. Aliás, seria importante que o Sindicato formasse grupos para visitação ao Museu de Comunicação e Costumes, em Paquetá, que contém um rico acervo, montado pelo nosso companheiro Fichel Davit Chargel que aliás estará lançando um livro sobre a história do Sindicato. Possivelmente aqui”, ressaltou.
Ao final do evento, foi tirada a data de 24 de janeiro para a realização do próximo encontro. Neste dia é comemorado o Dia Nacional dos Aposentados.