Diretores do SJPMRJ estiveram na sexta-feira (24) nas redações da Editora Globo e das Rádios CBN e Globo em razão de problemas denunciados pelos jornalistas ao Sindicato com relação ao funcionamento do ar-condicionado, comprometendo condições de trabalho adequadas aos jornalistas. De acordo com os relatos, o calor nas redações teria tornado o exercício profissional insuportável. O problema na refrigeração teve início no dia 7 de janeiro, se prolongando até hoje.
Os diretores do Sindicato foram recebidos pelo RH da Editora Globo, que confirmou o problema no sistema de refrigeração e que apesar das tentativas da empresa responsável o problema persiste. A empresa então optou por colocar os jornalistas dos jornais Extra/Globo em home-office (foto) – as redações das rádios continuam com atividade presencial de parte dos profissionais, e instalar um sistema emergencial com coolers de ventilação, o que está longe de recuperar a climatização adequada.
Na visita feita pelo Sindicato ficou constatada a precariedade do sistema de refrigeração.
De acordo com o RH, um laudo definitivo seria apresentado pela empresa responsável nesta segunda-feira (27). O Sindicato entrará em contato com a Editora Globo terça-feira (28) para ter uma posição.