Sindicato dos Jornalistas

quinta-feira, fevereiro 20, 2025
InícioDestaqueSindicato abre comemorações dos seus 90 anos com Roda de Conversa com...

Sindicato abre comemorações dos seus 90 anos com Roda de Conversa com jornalistas que sobreviveram à ditadura

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro abre nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, o calendário de comemorações pelos seus 90 anos de vida. Uma Roda de Conversa com jornalistas que foram vítimas de violência na ditadura militar e sobreviveram a truculência dos órgãos de repressão do regime, dá início à agenda prevista para 2025 que conta com festividades, debates e painéis sobre o papel dos jornalistas e seu órgão de classe na luta por uma sociedade mais justa e inclusiva (Imagem/Arquivo Memorial da Democracia).

A Roda de Conversa acontecerá no SJPMRJ, auditório João Saldanha, das 16 às 19 horas, e contará com a participação de nomes como Cid Benjamim, Ricardo Lessa, Umberto Trigueiros Lima, Fernanda Carísio e Vera Durão, entre outros. A advogada Ana Muller, que defendeu vários presos políticos na ditadura, também participará do evento.

O início das comemorações dos 90 anos do Sindicato, com relatos de jornalistas que viveram esse período histórico, no qual a prática do jornalismo esteve sob coerção ideológica e tentativas de resistência em favor da liberdade de expressão, é icônico na atualização da memória coletiva do país.

O papel dos jornalistas na resistência ao regime foi essencial para a redemocratização do país.  Essa resistência, junto a outros setores da sociedade civil organizada, seguramente impediu que o período ditatorial fosse ainda maior. A imprensa alternativa, por exemplo, foi um espaço importante na crítica ao regime militar.

Presos, mortos, perseguidos, na clandestinidade, ou no anonimato, encoberto por pseudônimos, os jornalistas sempre estiveram na trincheira de luta por um país mais justo. Muitas vezes a um custo que significou a própria vida.

Dessa forma, o SJPMRJ não poderia iniciar a comemoração dos seus 90 anos de vida sem o testemunho de quem é parte integrante desse período da história do Brasil e protagonista na luta pelo direito dos brasileiros à informação ampla, geral e irrestrita: os jornalistas.

Mais notícias