Quem é jornalista ou se interessa pelo jornalismo tem um encontro marcado com a sua história na próxima terça-feira, dia 25 de fevereiro, às 16 horas, no SJPMRJ. É que nesta data estará sendo lançado no Auditório João Saldanha o livro “Subsídios para a história do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro”, de autoria do jornalista Fichel Davit Chargel, em evento que faz parte do calendário de comemorações dos 90 anos do Sindicato.
No livro, o jornalista apresenta um minucioso trabalho de pesquisa com informações sobre jornais, jornalistas e as intervenções do Sindicato na sua luta pela regulamentação da profissão e pelos direitos trabalhistas. A obra traz um painel do período que vai do século XIX até 1940, com relatos e imagens sobre periódicos e figuras que moldaram o setor.
Fichel David passou por diversas redações, tendo também uma ampla atuação política e sindical – inclusive no SJPMRJ. Aposentado, hoje dedica-se ao Museu da Comunicação e Costumes, de sua propriedade, na Iha de Paquetá. Instalado na Casa de Cultura, José Bonifácio, um prédio do Iphan que serviu como local de exilio do Patriarca da Independência, o museu possui um acervo de mais de 20 mil peças colecionadas durante 70 anos.