Fábio Tubino*
Foi exatamente num 18 de abril de 1882 que Monteiro Lobato, um dos mais influentes escritores brasileiros de todos os tempos iniciava sua passagem por esta vida.
Toda a minha geração conheceu o conjunto educativo de sua obra de livros infantis. O Sítio do Pica Pau Amarelo fez sucesso na TV e sempre foi muito bacana.
Vale ressaltar que Lobato foi advogado e Jornalista atuante. Em 1918, comprou a Revista do Brasil e passou a dar espaço para novos talentos. Tornou-se um intelectual engajado na causa do nacionalismo, a qual dedicou uma preocupação fundamental, tanto na ficção quanto nas crônicas publicadas.
Lobato passou a tratar os livros como produtos de consumo, com capas coloridas e atraentes, e com produção gráfica criou também uma política de distribuição, novidade na época.
Logo fundou a editora Monteiro Lobato & Cia., depois chamada Companhia Editora Nacional, com a obra “O Problema Vital”, um conjunto de artigos sobre a saúde pública. Para quem não sabe traduziu também A Luta pelo Petróleo, de Essad Bey, fazendo uma introdução a respeito da questão do petróleo no Brasil.
Lobato nos deixou um lindo e importante legado.