Piso salarial estadual é tema do primeiro debate sobre questões que envolvem profissionais da área
Sindicatos dos Jornalistas de todo o país, em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), estão lançando a campanha Assessor de Imprensa é Jornalista. O intuito é valorizar o jornalista que atua no setor e buscar regular o mercado, um dos que mais absorve profissionais, segundo a pesquisa do Perfil Profissional do Jornalista Brasileiro, feita pelo programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em convênio com a FENAJ.
No Rio de Janeiro, a campanha será lançada no dia 2 de agosto, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município (SJPMRJ), no Centro, com a mesa redonda “A importância do piso regional para o Jornalista”.
Pesquisa aponta desrespeito profissional
Um dos setores que mais absorve essa mão de obra, o ramo da assessoria de imprensa é também um dos que mais comete arbitrariedade contra o jornalista profissional. Pesquisa feita ano passado pelo SJPMRJ com jornalistas que atuam na área apontou uma série de irregularidades: metade dos jornalistas não é contratado em regime de CLT, as jornadas de trabalho são extenuantes e cerca de 20% recebem menos que o atual piso salarial, recentemente regulamentado por lei para todo o estado.
Para lutar contra esses desmandos do patronato, a categoria deve se mobilizar. A primeira batalha foi ganha pelo Sindicato no ano passado, quando o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) reconheceu em um processo contra o Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação (SINCO), que assessor de imprensa é jornalista.
Debate esclarece como exercer seu direito
Uma mesa redonda sobre a importância do piso regional para o jornalista – Lei no 7898, de 7 de março de 2018, que estabeleceu o piso de R$ 3.040,00 por 5 horas de trabalho – marca o lançamento da campanha. Para debater o assunto foram convidados o advogado trabalhista Marcelo Sales, os técnicos do DIEESE, Carolina Gagliano e Fernando Amorim, e o deputado estadual Waldeck Carneiro (autor da lei do piso), que irão esclarecer dúvidas da categoria sobre o direito ao novo piso.
A campanha Assessor de Imprensa é Jornalista nasceu no 21º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), realizado em dezembro do ano passado no Espírito Santo. A proposta é que ela se estenda por cinco etapas. E que a cada uma delas sejam enfocados diferentes temas relacionados aos problemas enfrentados pelos jornalistas que exercem a função de assessor de imprensa.
Serviço
Lançamento da campanha Assessor de Imprensa é Jornalista (debate sobre piso salarial) – Entrada Franca
Dia 02/08/2018 às 19h
Local: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), R. Evaristo da Veiga, 16, 17º andar, Centro