“O Prêmio Petrobras de Jornalismo se consolida como um dos mais importantes do país. Também traz muita satisfação, pois acreditamos que a premiação contribui para o reconhecimento do trabalho dos jornalistas e para a valorização das boas reportagens”. Essa é a análise que o gerente de Comunicação e Marcas da Petrobras, Bruno Motta, faz da representatividade da premiação, que em sua quinta edição recebeu 2.159 inscrições de reportagens.
A cerimônia de entrega dos troféus, realizada no dia 27 de novembro no Theatro Municipal, contou com a presença do jornalista Márcio Leal (esquerda), diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), apoiador do Prêmio Petrobras de Jornalismo.
Três finalistas de cada categoria temática e regional foram selecionadas e o vencedor de cada categoria recebeu a premiação. O SJPMRJ registrou o evento e colheu depoimentos da categoria.
Veja os depoimentos dos vencedores
Categorias temáticas:
Sustentabilidade
Apresentação
Esporte
Telejornalismo
Categorias Regionais:
Regional Norte/Centro-Oeste
Regional RJ-MG-ES
Regional SP-Sul
Apresentação
Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo
Prêmio Especial de Inovação
Muitos dos colegas presentes salientaram a conjuntura atual e se manifestaram em defesa da liberdade de expressão e o repúdio à censura no setor de comunicação. A valorização da importância de um jornalismo que “quebre os muros e levante pontes” dando voz para a sociedade se manifestar, também foi apontada como um aspecto fundamental para sociedade.